A segunda edição do E-book Eleições 2024 – Baixada Santista – Os Eleitos e o que Eles Prometeram chega com a missão de atualizar e expandir o panorama político da região, consolidando-se como um guia completo sobre as recentes eleições e os compromissos dos eleitos. Segundo a jornalista e cientista política, Christiane Disconsi, idealizadora da publicação, “a nova edição reforça o compromisso de não apenas informar, mas capacitar o cidadão para exercer uma participação política mais ativa e consciente, acompanhando de perto os novos mandatos.”
À venda por R$ 9,90 pela plataforma Hotmart, o novo guia mantém o formato prático e acessível, com links clicáveis, facilitando a navegação pelos conteúdos, como as entrevistas exclusivas com prefeitos eleitos, destacando ações para os 100 primeiros dias de governo. O material ainda oferece uma visão simplificada das principais propostas previstas no Plano de Governo de cada um deles. Áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança e mobilidade urbana estão em foco, organizadas em resumos para facilitar o entendimento das metas e compromissos de cada administração.
O e-book também inova ao incorporar recursos digitais, como links para os Planos de Governo completos e vídeos explicativos complementares, proporcionando uma experiência interativa que, de acordo com Christiane, visa “tornar a navegação mais dinâmica e incentivar o leitor a ser um fiscal ativo das promessas de campanha”.
A ficha técnica de cada prefeito traz ainda uma biografia resumida, os cargos anteriores, e detalhes sobre a campanha, incluindo as despesas de cada candidato, fornecendo uma visão ampla do cenário eleitoral, com contexto e resultados.
Para Christiane, um dos motivos da nova edição foi a elevada taxa de abstenção nas eleições deste ano, que chegou a 27% no primeiro turno e 30% no segundo, sendo um claro sinal de alerta sobre a desconexão entre eleitores e candidatos. Ela acredita que o e-book pode contribuir para reduzir essa lacuna, incentivando o engajamento através da transparência e da informação bem estruturada. “A ideia é contribuir para que tenhamos um eleitorado mais crítico e consciente, capaz de acompanhar e exigir uma gestão pública mais ética e eficiente”, finaliza.