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Empresários da Baixada Santista estão otimistas para a Black Friday 2024, esperando crescimento de 5% nas vendas

(Foto: Bruno Santos/ Folhapress)

Uma pesquisa realizada pelo Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR) indica que os empresários da região estão otimistas em relação à Black Friday deste ano, esperando um crescimento de 5% nas vendas em comparação com 2023. Entre os consumidores, o clima também é de empolgação, com orçamentos e listas de compras variados para o evento de descontos, que acontecerá no dia 29 de novembro.

O presidente do Sincomércio-BSVR, Omar Abdul Assaf, destaca que o otimismo dos comerciantes está alinhado com o momento atual: “Estamos com uma expectativa altíssima para este fim de ano. A temporada de cruzeiros potencialmente será uma das melhores registradas, a taxa de desemprego está controlada e os nossos empresários estão investindo cada vez mais em diversificar seus canais de vendas”, afirma Assaf.

O mesmo entusiasmo é observado entre os consumidores locais. A pesquisa revelou que 59% planejam gastar até R$ 200 na Black Friday, enquanto 22% pretendem desembolsar mais de R$ 400. Outros 19% planejam realizar aquisições na faixa entre R$ 200 e R$ 300.

Os itens mais procurados para a data são artigos de vestuário, como roupas, calçados e bolsas (52%), seguidos por perfumes e cosméticos (38%). Os eletrônicos, como celulares e televisões, também estão na lista de desejos de 35% dos consumidores, e 21% buscarão produtos de cama, mesa e banho. Nesta seção do questionário, os participantes puderam selecionar até três opções.

Omar Abdul Assaf explica que a variedade nas intenções de compra reflete a multiplicidade de perfis do consumidor: “A pesquisa nos traz uma visão bem clara da intenção do consumidor, que está bastante diversificada este ano. Aqueles com o orçamento de até R$ 300 irão focar nas peças de vestuário, nos perfumes e cosméticos e em artigos para a casa. Já quem vai além, ultrapassando a faixa dos R$ 400, com certeza vai à procura de eletrônicos”.

Cartão de crédito: preferência dos clientes nas compras

Em relação ao método de pagamento, a maioria dos clientes (77%) pretende utilizar o cartão de crédito para as compras de Black Friday. Outros 16% preferem o Pix, enquanto 7% optarão pelo cartão de débito – 0% apontou o uso de dinheiro em espécie.

A pesquisa revelou, ainda, que o local de compra é indiferente para 41% dos entrevistados, que pretendem alternar entre o on-line e as lojas físicas conforme a conveniência. Outros 40% preferem a internet, enquanto 19% priorizam estabelecimentos físicos, incluindo lojas de rua e de shoppings.

O levantamento foi realizado pelo Sincomércio-BSVR entre os dias 7 e 25 de outubro, com a participação de 200 empresários e consumidores das cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

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