RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Aquário de Santos oferece diversas atividades para a criançada em novembro; Confira!

Reprodução

O Aquário de Santos garante a diversão da criançada em novembro. Com várias opções de lazer, estão disponíveis atividades lúdicas que vão desde pesca fantasma até investigação marinha, além de oficinas, seminário e todas as demais atrações que já fazem parte do equipamento turístico mais visitado da Cidade. Confira abaixo a programação completa.

As ações educativas são voltadas ao público em geral e realizadas na parte externa do Aquário, situado na Praça Vereador Luiz La Scala s/nº, Ponta da Praia, das 15h às 17h. O equipamento abre para visitas de terça-feira a domingo, das 9h às 18h (bilheteria fecha às 17h30), com entrada a R$10 (inteira) e R$5 (meia).

Menores de 7 anos e maiores de 65 têm entrada gratuita; desconto de 50% para estudantes e professores, com apresentação de documento. Também pagam meia-entrada crianças de 8 a 12 anos. Para mais informações, entrar em contato no telefone (13) 3278-7830.

PROGRAMAÇÃO

8 e 15 de novembro – Mesa de Investigação Marinha e Espécies Migratórias

Objetivo: sensibilizar e difundir conhecimentos científicos ao público geral sobre as questões ambientais, os organismos marinhos e as espécies migratórias.

13 e 19 de novembro – Enquete Interativa – Tráfico de Animais

Objetivo: sensibilizar o público sobre o tráfico de animais silvestres, destacando a importância da conservação da biodiversidade e o impacto desse crime ambiental. Através dessa interação, busca-se estimular a população a adotar atitudes que favoreçam a proteção das espécies e o combate a práticas ilegais, incentivando o envolvimento em ações de preservação da fauna nativa.

Descrição: a atividade consiste em uma enquete interativa, na qual os participantes responderão a perguntas sobre o tráfico de animais, abordando temas como as consequências dessa prática para os ecossistemas, as formas de prevenção e como todos podem colaborar na denúncia e combate a esse crime.

14 de novembro – Compostagem e Resíduos Sólidos Orgânicos

Objetivo: ensinar de forma lúdica para as crianças como cuidar de uma composteira doméstica.

Descrição: esta atividade acontece de forma lúdica para as crianças, ensinando-as como montar e cuidar de uma composteira doméstica. A atividade inclui a apresentação de um flip chart sobre como funciona a compostagem, instruções sobre como montar uma composteira e a distribuição gratuita de biofertilizante.

21 e 29 de novembro – Pescaria Ecológica e Pesca Fantasma

Objetivo: sensibilizar o público sobre os impactos do lixo do mar e da Pesca Fantasma na fauna marinha.

Descrição: a atividade consiste em retirar o lixo que estará junto aos animais marinhos dentro da caixa da Pescaria Ecológica e destinar para o recipiente correto.

22 de novembro – Mesa de Investigação Marinha, Espécies Migratórias e Tráfico de Animais 

Objetivo: sensibilizar o público sobre questões ambientais relacionadas aos organismos marinhos, espécies migratórias e o tráfico de animais. Busca-se ampliar o conhecimento sobre a importância dessas espécies para a saúde dos ecossistemas e os impactos das atividades humanas como o tráfico de animais sobre a biodiversidade marinha e terrestre.

Descrição: a atividade contará com uma exposição interativa com exemplares de animais taxidermizados, painéis informativos que permitirão ao público aprender sobre as espécies marinhas e migratórias, seus ciclos de vida, e os riscos que enfrentam devido ao tráfico de animais e outras pressões ambientais. Monitores estarão presentes para conduzir explicações, responder perguntas e engajar o público em práticas de conservação.

30 de novembro, das 10h às 12h (Auditório) – Jogo da Poluição

Objetivo: o objetivo da atividade é sensibilizar os participantes sobre a importância do controle da poluição industrial, promovendo práticas sustentáveis e discutindo soluções para minimizar o impacto ambiental causado por atividades industriais.

Descrição: o jogo ‘Poluição’ é uma maneira divertida de sensibilizar o público sobre os impactos ambientais gerados pela poluição industrial e suas possíveis soluções. As crianças percorrem o tabuleiro com seus peões, identificando os diferentes estágios representados nas figuras.

Observação: caso chova, as atividades acontecerão no auditório.

ATIVIDADES EXTERNAS

10 de novembro, das 9h às 12h – 2º Seminário Santos pela primeira infância ‘De olho no futuro’

Local: Parque Roberto Mário Santini, situado na Av. Pres. Wilson s/nº.

Pintura com Tinta Facial: através dos moldes disponibilizados, as crianças poderão escolher entre diferentes animais aquáticos para pintar na pele, utilizando tinta de pintura facial. Enquanto a pintura é realizada, o educador ambiental abordará questões pertinentes à conservação e preservação do meio ambiente. 

Contação de história e oficina de dedoches: A atividade tem como objetivo proporcionar uma experiência enriquecedora ao unir o aprendizado cultural com a expressão artística, permitindo que as crianças vivenciem e criem de forma prática o que foi abordado na contação. Durante a atividade, será contada a história ‘Oceano em Apuros’, destacando sua importância para o ecossistema marinho e os desafios de sua preservação. Após a contação, as crianças serão convidadas a confeccionar dedoches representando os personagens da história, incentivando a sensibilização ambiental por meio da arte.

Oficina de Pintura: as crianças terão a chance de explorar sua criatividade pintando, usando materiais reaproveitados como papelão em vez de telas tradicionais. Isso não só promove a sustentabilidade, mas também estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas.

12 de novembro, das 8h às 18h – 2º Seminário Santos pela primeira infância ‘De olho no futuro’

Local: Universidade São Judas – Unimonte (Rua Comendador Martins, 52 – Vila Mathias)

Apresentação: a atividade visa sensibilizar o público da primeira infância, de forma lúdica, sobre a importância da educação ambiental e como essas iniciativas contribuem para formar cidadãos mais conscientes e engajados em práticas sustentáveis, promovendo a preservação ambiental por meio de atitudes responsáveis.

Contação de História e Oficina de Dedoches: durante a atividade, será contada a história ‘Oceano em Apuros’, destacando sua importância para o ecossistema marinho e os desafios de sua preservação. Após a contação, as crianças serão convidadas a confeccionar dedoches representando os personagens da história, incentivando a sensibilização ambiental por meio da arte.

Mesa de Investigação Marinha Especial Sobre Espécies Marinhas e de Migração: sensibilizar e difundir conhecimentos científicos ao público geral sobre as questões ambientais, os organismos marinhos e as espécies migratórias.

OUTRAS ATIVIDADES

Animal do Mês: ao longo do percurso da visitação no AQS, estarão espalhadas pistas sobre um determinado animal. Próximo à saída do parque, o visitante encontrará as chamadas “Janelas”, com curiosidades sobre o animal referente às pistas, como distribuição geográfica, alimentação e comportamento.

Cine Aqua: no auditório do Aquário, os visitantes poderão assistir a vídeos apresentados, de forma contínua, com o intuito de sensibilizá-los sobre a temática do mês. Em novembro, a temática será ‘Rios’.

Projeto Adote um Livro: parceria Aquário de Santos/Projeto Leia Santos (Secult) – recebimento de doação de livros, quadrinhos, gibis, entre outros, e retirada de livros pelo público no estande localizado na saída do parque.

Geladeira do Saber: localizada no Auditório do parque, o visitante tem acesso à geladeira e pode retirar o livro que lhe desperte interesse, com o intuito de incentivar a prática da leitura.

Painel Interativo: o tema do painel interativo durante o mês de julho será ‘A História do Aquário de Santos’, localizado próximo ao tanque das carpas, na saída do parque.

Exposição: no Espaço de Exposições, localizado no interior do parque, os visitantes encontrarão a exposição ‘Tubarões e Raias’, realizada pela Unidade de Educação Ambiental do Aquário de Santos, contendo materiais taxidermizados do acervo.

Totem para Fotos: localizado próximo ao tanque dos invertebrados, na saída do parque, com o tema ‘Nas Profundezas do Oceano’. Tirou foto? Poste no Instagram ou Facebook e marque a UEA/AQS (Instagram: @uea.aquario e Facebook: Educação Ambiental AQS).

Monitorias para o público visitante: monitorias para os visitantes nos corredores do parque, de forma presencial, com o objetivo de sensibilizar o público sobre os animais aquáticos e problemáticas ambientais como a pesca fantasma e o lixo no mar.

Monitorias Instituições/Escolas: monitorias presenciais para escolas e instituições agendadas, com abordagem sobre o Aquário de Santos e visita aos corredores do parque; nossas monitorias para a primeira infância são especialmente elaboradas, garantindo uma experiência educativa divertida e adequada às crianças pequenas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS