Um elefante-marinho-do-sul foi encontrado encalhado na Praia das Astúrias, na cidade de Guarujá, litoral paulista, na tarde de quarta-feira (13), e segue sendo monitorado pelo Instituto Gremar.
O animal é fêmea, pesa cerca de 200kg e mede aproximadamente 2,3m. Ele apresenta algumas escoriações pelo corpo, além de presença de algas e epibiontes.
Desde o recebimento da ocorrência, o instituto realiza o monitoramento e atendimento veterinário no local de encalhe, quando necessário. Alguns exames foram coletados para que sua condição de saúde seja analisada com mais profundidade. O animal também recebe medicações.
“Devido ao feriado de 15 de novembro e consequente aumento no fluxo de munícipes e turistas na Praia das Astúrias, o animal será transportado para uma praia mais reservada, onde continuará sendo atendido pela equipe. Caso necessário, mais exames serão realizados para assegurar sua integridade física”, informou o instituto.
A medida visa única e exclusivamente para preservar tanto a segurança do elefante-marinho como também a dos banhistas, uma vez que o animal precisa estar descansado e estabilizado para poder retornar ao mar.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. É realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.