Compras online são um facilitador para o consumidor: podem ser feitas no conforto de casa, no caminho para o trabalho, em qualquer lugar. Com o advento da Black Friday, que acontece no fim deste mês, 40% dos consumidores da Baixada Santista têm preferência por aproveitar as promoções pela internet, segundo a pesquisa do Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista e Vale do Ribeira (Sincomércio-BSVR), realizada entre os dias 7 e 25 de outubro, com a participação de 200 empresários e consumidores das cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.
Justamente por conta da alta busca, cibercriminosos aproveitam para aplicar golpes em compras online, o que requer atenção dos consumidores. É o que explica o especialista em cibersegurança da Piersec, Alex Vieira:
“Antigamente, se falava no certificado SSL, o ‘cadeado’ no canto do site do site – verificá-lo é importante, mas não o suficiente. Por isso, é preciso checar o endereço do site, se corresponde à loja verdadeira e se é conhecida. Opte também sempre fazer o pagamento via Pix, pois o Banco Central tem o mecanismo para fazer o estorno do valor caso você caia em um golpe, e o cartão de crédito também. No caso dos pagamentos via boleto, é bem mais difícil resolver casos de fraude. Outra dica importante é que, apesar desta ser a época dos descontos, desconfie quando os valores forem baixos demais para aquele produto e pesquise preços com antecedência”, afirma Alex.
Por fim, outra recomendação do especialista é consultar o site ReclameAqui. Ao entrar na página da empresa, é possível encontrar uma nota e reclamações dos consumidores a respeito dos serviços ou produtos. “Ali é um bom indicador para saber se você está comprando em um site confiável ou não”, finaliza.