O Departamento de Operações Ambientais (DOA) da cidade de Bertioga, litoral paulista, realizou três importantes resgastes de animais silvestres, entre eles, o de uma serpente encontrada em uma residência no bairro Riviera.
Os trabalhos foram realizados na quinta-feira (5). Na Rua José Alexandre de Moura Negrini, no bairro Vista Linda, dois filhotes de andorinhas debilitados foram resgatados após uma solicitação recebida via Central de Comunicações e Monitoramento (CECOM). Eles foram encaminhados ao Gremar, instituto especializado na reabilitação de espécies.
Uma outra solicitação ocorreu no bairro Rivieira, e tratava-se de uma jararacuçu encontrada em uma residência. Já nas proximidades do Forte São João, uma cobra-d’água também foi resgatada. Os répteis, após avaliação, foram devolvidos ao seu habitat natural.
Para emergências envolvendo animais silvestres, o resgate pode ser solicitado 24 horas por dia pelos telefones 153 (Central de Comunicações e Monitoramento – CECOM) ou 199 (Defesa Civil). O Centro de Controle de Zoonoses de Bertioga também atua no atendimento a animais domésticos.