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Especialista em Cibersegurança dá dicas de como evitar golpes em compras online de Natal

Foto: Reprodução/Freepik

Com a aproximação do Natal, muitos consumidores correm contra o tempo para finalizar suas compras. Quem quer evitar lojas lotadas, geralmente recorre à comodidade das compras online. No entanto, é melhor não se afobar e pesquisar com cautela antes de comprar, pois cibercriminosos aproveitam para aplicar golpes em compras online, o que requer atenção dos consumidores.

Segundo o site E-commerce Brasil, em 2023, 80 mil pessoas foram vítimas de golpes online no Brasil. Ainda de acordo com o site, entre os golpes mais aplicados estão o do falso pagamento (54%), no qual cibercriminosos enviam comprovantes falsos de depósito boletos de pagamento de lojas falsas; Invasão de conta (22%), no qual o usuário e senha são adquiridos para compras fraudulentas e, em terceiro lugar, anúncios falsos (21%), no qual criminosos anunciam produtos que não existem, solicitam um pagamento antes do envio e deixam de responder.

O especialista em cibersegurança da Piersec, Alex Vieira, afirma que o risco de fraudes e golpes aumenta durante o período de festas. Por isso, ele dá dicas de como evitar golpes nas compras online:

“Antigamente, se falava no certificado SSL, o ‘cadeado’ no canto do site do site – verificá-lo é importante, mas não o suficiente. Por isso, é preciso checar o endereço do site, se corresponde à loja verdadeira e se é conhecida”, alerta Alex.

O especialista recomenda, ainda, fazer o pagamento dos produtos via Pix, e evitar boletos. “No caso do Pix, o Banco Central tem o mecanismo para fazer o estorno do valor caso você caia em um golpe, e o cartão de crédito também. Em pagamentos via boleto, é bem mais difícil resolver casos de fraude. Outra dica importante é que, apesar desta ser a época dos descontos, desconfie quando os valores forem baixos demais para aquele produto e pesquise preços com antecedência”, afirma.

Por fim, outra recomendação do especialista é consultar o site ReclameAqui. Ao entrar na página da empresa, é possível encontrar uma nota e reclamações dos consumidores a respeito dos serviços ou produtos. “Ali é um bom indicador para saber se você está comprando em um site confiável ou não”, finaliza.

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