O Réveillon 2025 em Santos unirá um dos maiores shows pirotécnicos do País com música para dançar e a apresentação especial de um dos maiores ‘hitmakers’ da música brasileira, o cantor Guilherme Arantes, com a Orquestra Sinfônica Municipal (OSMS), a partir das 22h, no palco montado na Praia do Gonzaga, próximo ao canal 2.
Para celebrar a chegada do ano novo não poderia faltar o tradicional show pirotécnico, que terá 14 minutos de fogos multicoloridos, que tomarão conta dos céus da orla santista, levando um espetáculo de cores e luzes, que ficará marcado na memória de um milhão de pessoas, público esperado para o evento. O show pirotécnico utilizará artefatos de baixo ruído, conhecidos como ‘fogos de vista’, que produzem efeito principal nas cores e brilhos, e emitem impacto sonoro secundário.
“O Réveillon é uma festa feita para a população santista, que também acaba atraindo pessoas das cidades vizinhas e turistas. É um evento que agrega valor ao comércio e à rede hoteleira. E este ano teremos o prazer de receber o Guilherme Arantes junto com a nossa Sinfônica”, declarou o prefeito de Santos, Rogério Santos.
Com acionamento sincronizado, feito via satélite, o show de fogos utiliza a mesma tecnologia dos melhores espetáculos do mundo. Os artefatos estarão distribuídos em dez embarcações ao longo da orla, ancoradas a 400m da areia, garantindo tranquilidade e segurança ao público.
“Um show pirotécnico nunca é igual ao outro e quem passar o Réveillon com a gente pode ter a certeza que será surpreendido com as formas e luminosidade dos artefatos. Tudo que há de mais moderno em shows deste tipo estará na nossa festa”, comentou o secretário de Cultura, Rafael Leal.
TRANSATLÂNTICO
Além do público estimado em 1 milhão de pessoas nas areias da praia, os passageiros do Costa Pacifica também poderão conferir a queima de fogos. O cruzeiro de Ano-Novo parte de Santos no dia 29 de dezembro, visita Angra dos Reis (RJ) e Ilhabela (SP) e retorna no dia 31 para fundear na barra, a fim de que os passageiros vejam o show pirotécnico, fato inédito na história da Cidade.
“O interesse da Costa Cruzeiros demonstra a relevância do Réveillon de Santos, que hoje é considerado o segundo maior do País. A localização exata do navio ainda será avaliada junto à Marinha do Brasil”, ressalta a secretária de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur), Selley Storino.
Voltando à terra firme, quem estiver na orla ainda poderá curtir a programação musical em uma das três tendas de Verão, localizadas nas praias da Pompeia, do Gonzaga e do Boqueirão, no dia 31 de dezembro, das 21h às 2h.
Logo após o show pirotécnico, no palco da Praia do Gonzaga abrigará a apresentação da Banda Feel Good e convidados.
O Réveillon 2024 tem apoio do Santos Convention & Visitors Bureau, que atendeu ao chamamento público para o evento.
TENDAS DE VERÃO
A programação do ‘Santos Verão 2025’ estará recheada de atrações para munícipes e turistas, de 2 de janeiro a 5 de março, com mais de 250 atrações culturais. Pela manhã serão atividades recreativas e aulas de dança e, à noite, apresentações musicais, sempre de quarta a domingo.
GUILHERME ARANTES
Guilherme Arantes tem 68 anos de idade, 45 anos de carreira, com 27 álbuns lançados, o mais recente deles ‘A Desordem dos Templários’. Guilherme é reconhecido como um grande hitmaker, emplacando sucessos na sua própria voz e nas de inúmeros outros artistas, tais como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Nando Reis, Elis Regina, Roberto Carlos, Belchior, Gal Costa e MPB4.
Entre seus vários sucessos estão ‘Cheia de charme’, ‘Meu mundo e nada mais’, ‘Brincar de viver’, ‘Um dia um adeus’, ‘Coisas do Brasil’, ‘Amanhã’ e ‘Planeta água’.
Em 2008, foi eleito pela revista Rolling Stone Brasil um dos 100 maiores artistas da música brasileira. No ano seguinte, a mesma revista também considerou seu primeiro sucesso, ‘Meu Mundo e Nada Mais’, como uma das 100 maiores músicas brasileiras de todos os tempos.
É um dos 20 artistas que mais tiveram canções incluídas como trilhas sonoras de novelas brasileiras, com 27 músicas.
MEGAOPERAÇÃO MOBILIZA 1.100 PROFISSIONAIS
Considerado o segundo maior Réveillon do Brasil, Santos contará com a mobilização de 1.100 profissionais durante a festividade, entre guardas civis municipais, policiais militares, funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Samu, além das equipes de retaguarda e limpeza.
A operação no Ano Novo também terá apoio das câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO), da Prefeitura, que funciona no Paço Municipal. Confira abaixo mais detalhes da megaoperação na Virada.
SEGURANÇA
A corporação terá presença ostensiva em patrulhamento constante na faixa de areia (do Novo Quebra-Mar, no José Menino, até a Ponta da Praia), calçadões e jardins durante o Réveillon. As ações preventivas dos guardas municipais contarão com viaturas localizadas em pontos estratégicos.
Um drone também será utilizado no patrulhamento preventivo, com imagens aéreas e em tempo real, auxiliando as equipes da GCM durante as ações na orla. A operação durante o Réveillon também contará com apoio das polícias Civil e Militar.
“A segurança e o bem-estar de santistas e turistas são as nossas prioridades. Reforçamos todo o efetivo da Romu, que é o grupo de rondas ostensivas municipais da Guarda Civil Municipal e estará apoiando nossas operações em toda a orla, além de uma força-tarefa que contará com o apoio das polícias Civil e Militar”, salientou a secretária de Segurança (Seseg), Raquel Gallinati.
TRÂNSITO
Visando o planejamento da festa de Réveillon, a CET-Santos restringirá, a partir das 9h do dia 31, o estacionamento de veículos entre os canais 3 e 5, na avenida da Praia (lado mar). Já às 21h será realizado o bloqueio do trecho da avenida, entre o canal 1 e a Rua Carlos de Campos, na Ponta da Praia. A partir das 23h, ocorrerá bloqueio no sentido inverso, da Ponta da Praia em direção ao José Menino.
“Realizaremos panfletagem com essas informações a partir da sexta-feira que antecede o evento. Todos os edifícios do entorno serão comunicados”, explicou o presidente da CET-Santos, Antonio Carlos Gonçalves.
Ao todo serão utilizadas 36 viaturas da CET (18 automóveis e 18 motos), com atuação de 90 funcionários ao longo do Réveillon. Outros 12 operadores da Companhia vão trabalhar no Centro de Controle Operacional (CCO).
LIMPEZA URBANA
O trabalho de limpeza na faixa de areia e nos jardins da praia será iniciado por volta das 2h30 de 1º de janeiro. A operação deve contar com cerca de 580 profissionais, entre funcionários da Prefeitura e da Terracom, além do apoio de 40 veículos, entre caminhões e transportadores de resíduos. A expectativa é de que cerca de 60 toneladas sejam recolhidas durante a operação.
“A quantidade de resíduo gerado depende da quantidade de pessoas no local e das condições climáticas. Eventos que atraem mais famílias tendem a ter menos produção de detritos. A expectativa é de que este ano tenhamos um volume menor em comparação ao ano passado, quando foram recolhidas 67 toneladas”, explicou o secretário das Prefeituras Regionais (Sepref), Marco Aurélio Neves.
DECRETO
Com expectativa de receber um milhão de pessoas na festa de Réveillon, a Prefeitura de Santos autorizou a ampliação do horário do comércio ambulante e dos quiosques durante a Virada do Ano na orla.
Segundo decreto 10.634, publicado na última terça-feira (17), no Diário Oficial, os ambulantes estão autorizados a trabalhar até as 22h de 31 de dezembro, enquanto quiosques e barracas de praia credenciadas (veja abaixo) poderão funcionar até 3h30 de 1º de janeiro. A publicação também aponta a proibição da venda de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro neste período.
A utilização de equipamentos de som ou instrumentos musicais nestes locais fica autorizada até 3h do mesmo dia.