A véspera e o feriado de Natal deste ano foi marcado por uma intensa atuação do GBMar (Grupamento de Bombeiros Marítimo) em diversas cidades da Baixada Santista. Em um balanço divulgado pela guarnição, mais de 50 pessoas foram salvas de afogamentos nas praias da região. Três banhistas desapareceram na cidade de Praia Grande, e apenas um foi encontrado até o momento, sem vida. Outras mortes foram registradas.
Na quarta-feira (25), em Praia Grande, no bairro Caiçara, dois turistas desapareceram nas águas. Os guarda-vidas atuaram na ocorrência sobre o afogamento da dupla, e ao chegarem ao local, uma vítima foi avistada, mas enquanto adentavam o mar para o salvamento, a mesma desapareceu.
Trata-se de dois irmãos, Felipy da Silva de Oliveira, de 16 anos, e Edley Matheus da Silva Ferreira, de 24 anos, moradores de Santo André (SP). O mais velho teria entrado nas águas para ajudar o mais novo, que havia sido arrastado por uma correnteza de retorno, mas ambos acabaram desaparecendo.
A equipe segue com as buscas pelos irmãos nesta quinta-feira (26). Apesar desta, outra ocorrência aconteceu na mesma cidade, com quatro vítimas.
No bairro Itapoã, o GBMar foi acionado sobre o afogamento de um grupo de pessoas. Dos quatro, três banhistas foram retirados por populares minutos antes da chegada da equipe. Messias Domingos Leck, de 16 anos, morador de Cachoeira de Minas (MG), desapareceu nas águas.
O helicóptero águia realizou pesquisa pelo local, porém sem êxito. A guarnição informou ainda que, o setor não é guarnecido e/ou sinalizado.
Corpo encontrado
Nesta quinta-feira (26), por volta de 5h45, um cadáver foi encontrado na praia do Solemar, em Praia Grande. As famílias das duas ocorrências foram cientificadas para reconhecimento do corpo no IML (Instituto Médico Legal), e foi confirmado que tratava-se de Messias Domingos Leck.
As buscas seguem pelos irmãos desaparecidos no bairro Caiçara. A qualquer momento esta publicação poderá ser atualizada.
Mongaguá
Em Mongaguá, outros dois turistas acabaram morrendo após se afogarem nesta quarta-feira (25). Pela manhã, por volta das 11h, o GBMar foi acionado sobre uma vítima na areia, possivelmente em grau 6 (parada cardiorrespiratória) de afogamento. A equipe se deslocou ao local e imediatamente deu início ao procedimento de reanimação cardiopulmonar (RCP) com apoio do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Apesar da tentativa durante 10 minutos, não houve êxito.
O corpo de Willian Guedes Da Silva Santos, de 37 anos, morador de Jardim São Francisco, Assis (SP), foi encaminhado ao Pronto Socorro Central de Mongaguá, onde o óbito foi constatado.
À tarde, por volta de 15h50, outra ocorrência na mesma cidade. Quatro jovens estavam nas águas quando um deles, João Biratan Henrique Pereira Alves, de 18 anos, morador de Guarulhos (SP), submergiu durante o afogamento e desapareceu.
A equipe inicou as buscas pelo turista, e após 20 minutos, a vítima foi encontrada e retirada do mar em parada cardiorrespiratória. O procedimento de reanimação cardio pulmonar (RCP) foi efetuado por 15 minutos e em seguida a mesma foi embarcada e conduzida ao Pronto Socorro de Mongaguá, onde foi constatado o óbito do jovem.
Prainha Branca
Localizada na divisa entre Guarujá e Bertioga, a Prainha Branca também foi local de notícia triste para uma família na véspera de Natal, terça-feira (24). Um homem, que pilotava uma moto aquática, foi encontrado sem vida após buscas serem feitas por ele.
A equipe foi acionada por volta de 21h30, após o mesmo não ter chego em seu destino final, ficando por quase 2 horas desaparecido. O helicópetero águia prestou apoio na ocorrência, e avistaram um corpo e uma motoaquática boiando no mar, a 10 Km aproximadamente do local.
Os amigos da vítima realizaram o reconhecimento da vítima, que era morador de Cerquilho (SP). Ele usava colete e encontrava-se com sinais evidentes de morte. Segundo a guarnição, o delegado do DP de Bertioga determinará se vai ou não acionar perícia para o local, com o objetivo de investigar as causas do óbito.