O artista visual Afonso Oliveira, que mora em Lisboa há pouco mais de um ano, está concorrendo em um concurso internacional de Street Art. O santista já pintou murais em diversas partes do mundo e é uma das estrelas em ascensão de sua geração.
O concurso é realizado pela plataforma Street Art Cities, que reúne obras cadastradas em diversas cidades, uma referência da comunidade de arte de rua do mundo. As obras são registradas pelos internautas, com fotos e informações sobre cada mural.
O mural escolhido “Inner Feeling” foi feito em Lisboa, para o festival Cor de Chelas, que conta com outros grandes nomes da Street Art como Vhills, Bordalo II, Okuda e Enivo.
“A inspiração foi o desejo de destacar o sentimento de liberdade e igualdade para as mulheres no Dia Internacional da Mulher. Ainda hoje, as mulheres precisam lutar para garantir seus direitos e reivindicar seu lugar em uma sociedade ainda dominada pelo patriarcado”, explica o artista.
“Esse senso de liberdade e busca pelos sonhos é algo inerente a todo ser humano, mas sinto que ressoa ainda mais fortemente nas mulheres. Acredito que, muitas vezes, esquecemos de nossas aspirações, sufocados pela rotina e exaustos de combater um sistema que resiste à mudança”, completa Afonso.
A votação começou no dia 1º de janeiro e termina no dia 31 do mesmo mês, e é feita pelo site do Street Art Cities (todo em inglês). Para votar é necessário clicar no botão Cast Your Vote Now, rolar a página até encontrar o mural “Afonsoul – Lisbon, Portugal” e clicar em Vote. Você poderá votar em outras duas opções de outros artistas, somando três no total. Ao final é necessário colocar o e-mail válido para onde será enviado um link e o voto será confirmado. Para o voto ser válido é necessário clicar no link de confirmação que será enviado no e-mail.
O artista já deixou sua arte registrada em sete países europeus e no Brasil. Em Portugal, país que reside atualmente, ele pintou murais em Porto, Fafe e Nazaré. Ele passou também pela Espanha (Barcelona e Lanzarote [Ilhas Canárias]), França (Paris), Itália (Reggio Calábria), Bélgica (Bruxelas), Holanda (Amsterdam e Enschede) e Alemanha (Bonn).
Sobre Afonsoul
Durante a pandemia, impulsionado por uma profunda necessidade de se expressar em um mundo que estava em isolamento, Afonso começou sua trajetória com colagens digitais, evoluindo gradualmente para o desenho. Antes chegou a cursar duas faculdades, Arquitetura e Engenharia, sem concluí-las e também trabalhou em comércios.
O artista tem um estilo único que mistura realismo com elementos gráficos. O trabalho é marcado por uma forte identidade visual e explora temas como introspecção, crescimento pessoal, resiliência e liberdade.
Afonsoul também está comprometido com o engajamento da comunidade, pintando em espaços públicos e colaborando com grandes marcas como o grupo AkzoNobel e Lexus, bem como instituições como a UNESCO.
O artista representa uma nova geração de artistas urbanos que equilibram técnica, emoção e engajamento social, usando a arte como um convite para sonhar sem julgamento e explorar nossa liberdade interior.