Um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado dentro de uma área de mata nas imediações da Brasil Terminais Portuários, no bairro da Alemoa, na cidade de Santos, litoral paulista, no último domingo (6).
O animal, com 1,90 metro de comprimento e aproximadamente 40 quilos, estava próximo a uma grade. O Grupo Especial de Ação Ambiental e Bem-Estar Animal, da Guarda Civil Municipal, foi acionado pelo Centro de Controle Operacional da Prefeitura de Santos (CCO) e, com o apoio da Guarda Portuária, resgatou o jacaré com o auxílio de equipamentos e técnicas de manejo para o salvamento de animais silvestres. O trabalho durou cerca de três horas.
De acordo com a Guarda Municipal, o animal apresentava sinais de estresse e tinha uma lesão no olho. Recolhido, o réptil foi encaminhado para atendimento pelos veterinários do Centro de Triagem e Recuperação de Animais Silvestres (Cetras), do Orquidário Municipal (José Menino) (C). Após ser medicado, foi devolvido à natureza próximo ao local onde foi encontrado.
“Essa ocorrência reafirma o papel essencial da Guarda Municipal como defensora da vida e da ordem pública, demonstrando preparo técnico, sensibilidade e compromisso com a preservação da vida em todas as suas formas. A cada ação, mostramos que segurança também é cuidado, empatia e responsabilidade ambiental”, disse a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Raquel Galimai.