Após a candidatura de Paulinho Wiazovski, que recebeu 42,47% dos votos nas Eleições 2024, ter sido indeferida em terceira instância pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A eleição suplementar da cidade de Mongaguá, litoral paulista, deve acontecer em 8 de junho deste ano.
A data, proposta pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), segue o calendário previsto pela Portaria nº 842/2024, do TSE, mas a mesma ainda será levada ao plenário para julgamento. Ainda não há uma previsão para a discussão sobre a eleição na cidade.
Poderão concorrer outros candidatos que não concorreram às eleições em 2024. Quem for eleito, seguirá seguindo os quatro anos de mandato, como se tivesse sido eleito no ano passado.
O local de votação dos eleitores não irá alterar, e seguirão os mesmos, exceto em situações emergenciais, como reformas e interdições.
Paulinho Wiazovski
O candidato eleito para o cargo de chefe do executivo em 2024, teve sua candidatura indeferida pelo TSE em setembro de 2024. O TSE entendeu que as falhas verificadas nas contas públicas da cidade em 2012 – quando foi prefeito – configuram improbidade administrativa. Votaram pelo indeferimento da candidatura o relator André Mendonça e os ministros Antonio Carlos Ferreira, Cármen Lúcia e Isabel Gallotti.
Desde o começo do ano, Luiz Berbiz de Oliveira (União Brasil), eleito presidente da Câmara, estava como prefeito interino desde 1º de janeiro.



