RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Governo de SP adota ferramenta digital para ouvir pacientes e aprimorar atendimento do SUS; Testes começam em Santos

O Governo de São Paulo inicia nesta segunda-feira (28) a implantação de uma nova ferramenta para pacientes avaliarem o atendimento hospitalar oferecido durante a internação, com propostas de melhorias no serviço da rede estadual. O Hospital Guilherme Álvaro, em Santos, será o primeiro a adotar o serviço, que será realizado com envio de mensagem no celular e e-mail aos pacientes para responder à pesquisa de satisfação da Ouvidoria Geral do SUS.

O lançamento é realizado no mês de conscientização sobre a qualidade e segurança do paciente e reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a escuta ativa de pacientes, familiares e da comunidade. A ferramenta digital foi desenvolvida pela Pasta para coletar críticas, sugestões e avaliações de forma simples, segura e acessível.

Nos próximos meses, a ferramenta será implantada em todas as unidades da SES-SP, contemplando todos os tipos de atendimento. Os resultados coletados serão analisados pela Ouvidoria e pelo Programa Estadual de Qualidade e Segurança do Paciente.

Como participar?

O paciente atendido em uma unidade estadual de saúde vai receber uma mensagem por WhatsApp ou e-mail cadastrados, contendo seu nome completo, a data de alta e o nome da unidade onde foi atendido. Após a confirmação dessas informações, ele poderá avaliar a qualidade do atendimento. Também será questionado se houve cobrança de qualquer valor durante o atendimento e, caso a resposta seja positiva, será encaminhado à Ouvidoria para formalizar uma denúncia.

Ao final, será solicitada uma nota de 0 a 10 sobre o atendimento recebido no SUS. Caso a nota seja inferior a 6, o paciente será encaminhado ao site da Ouvidoria para incentivar o registro de uma manifestação.

Todos os dados são protegidos pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), n°13.709/2018 e as respostas não serão divulgadas. A iniciativa começa nesta segunda-feira (28), com os pacientes que receberem alta hospitalar no Hospital Guilherme Álvaro.

Como saber que não é golpe?

Para prevenir golpes, as mensagens serão enviadas pelos canais oficiais da Ouvidoria da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do número (11) 3066-8259 ou e-mail [email protected] .

Se receber uma mensagem com alguma divergência de informação sobre alta ou unidade de atendimento, denuncie no portal.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS