RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Lixômetro às margens do rio Pinheiros mostra o impacto do lixo na vida da cidade

Às margens do rio Pinheiros, em São Paulo, um painel inusitado chama a atenção de quem passa: o lixômetro. Instalado junto a uma escultura de capivara e um peixe gigante, o dispositivo contabiliza, de forma pública e contínua, o volume de lixo retirado do rio — uma maneira direta de conscientizar sobre os impactos do descarte incorreto.

Só no primeiro trimestre de 2025, mais de 10 mil toneladas de lixo foram removidas do Pinheiros. Desde o início de 2023, esse número ultrapassa 87 mil toneladas.

“Queremos que as pessoas enxerguem o quanto de resíduos chega aqui e o quanto de investimento é feito para manter o rio limpo”, explica Nelson Lima, diretor da SP Águas.

Muito além da limpeza: um chamado à consciência

O trabalho de retirada de lixo do rio é diário. Com a ajuda de barcaças, retroescavadeiras aquáticas e barreiras ecológicas, materiais como plásticos, pneus e até sofás são recolhidos e encaminhados para aterros. A coleta envolve estrutura e gastos consideráveis — recursos que poderiam ser destinados a outras melhorias urbanas, não fosse a poluição.

“Quando você tem a informação na sua frente, é mais fácil refletir. O objetivo é que a consciência seja permanente, não só em dias de chuva”, reforça Nelson.

Preservar é tarefa de todos

O lixômetro mostra números impressionantes, mas também oferece uma oportunidade de mudança. Reduzir a quantidade de lixo nos rios depende da união de ações públicas e da responsabilidade individual, como o descarte correto de resíduos e o cuidado com o lixo urbano.

Apesar dos avanços, como os projetos de universalização do esgoto, o trabalho de retirada de lixo e sedimentos no Pinheiros é contínuo. “A cidade continua viva, e o serviço precisa ser permanente”, conclui o diretor.

COMPARTILHAR:

Mais do Colunista

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.