RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati, anuncia que deixará cargo durante formatura de novos agentes

Reprodução

A Secretária de Segurança de Santos, Raquel Gallinati, anunciou que deixará o cargo após quase um ano de atuação, para assumir novos caminhos profissionais. A decisão foi comunicada durante a formatura dos 47 novos agentes da GCM (Guarda Civil Municipal), que reforçarão o efetivo da corporação.

A cerimônia aconteceu na sede da Associação Comercial de Santos (Centro Histórico), nesta sexta-feira (23). Os agentes realizaram o juramento oficial e receberam seus certificados após passarem por curso preparatório de seis meses, promovido pela Secretaria Municipal de Segurança (Seseg). Com os novos formandos, a cidade agora passa a contar com 458 guardas municipais — sendo 393 homens e 65 mulheres — atuando nas ruas.

A formação incluiu disciplinas teóricas como legislação, direitos humanos, primeiros socorros, técnicas de abordagem e mediação de conflitos. A parte prática envolveu treinamento com armas de fogo, defesa pessoal, condicionamento físico e táticas operacionais para diferentes situações de risco.

“São cidadãos que nos honram a cada atuação. O papel de cada um de vocês será extremamente importante para a nossa Cidade e para cada santista, que está depositando, ao longo desses 40 anos de corporação, uma confiança ímpar nos nossos guardas civis municipais. Por esse compromisso, avançamos e fizemos mais investimentos em equipamentos, agentes e capacitações, para que continuem cumprindo essa nobre missão”, discursou o prefeito Rogério Santos.

A secretária de Segurança, Raquel Gallinati, parabenizou os novos guardas municipais, destacando os desafios da corporação. “Conhecer cada passo e obstáculo enfrentado nos faz admirar ainda mais os agentes que vestem a farda azul. Dou as boas-vindas aos novos guardas presentes, que com todo o esforço e dedicação durante o período de capacitação, mantiveram a escolha de uma missão nobre: proteger a nossa sociedade”.

Com a chegada dos novos agentes, será possível intensificar as rondas preventivas, ampliar as ações integradas com outras forças de segurança e reforçar a presença em regiões com maior demanda por policiamento, além dos principais pontos turísticos e comerciais.

Além dos formandos, o prefeito anunciou que, a partir de 13 de junho, vai convocar mais 50 futuros guardas aprovados em concurso. “Para que cada vez mais a GCM avance. A nova chamada completa o nosso compromisso com a Cidade”. 

Anúncio

Durante a solenidade, a delegada anunciou que deixará o cargo mas seguirá atuando na segurança pública e na diretoria da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol).

Quem comandará interinamente a pasta será o tenente-coronel Daniel Onias Nossa, bombeiro aposentado que chefiou a Defesa Civil nos últimos 14 anos, agindo no planejamento de medidas preventivas e levando segurança às áreas de risco, conforme informou o prefeito à imprensa após a cerimônia. 

“Meu principal objetivo durante este tempo na pasta será ouvir as maiores demandas dos servidores da Secretaria de Segurança e da população, que necessita de amparo e atenção para questões relacionadas à sua proteção. Meu trabalho será dividido em três pilares: constância, seriedade e integração, principalmente com outras forças de segurança”, declarou Onias. 

Engenheiro da Defesa Civil, José Carlos Turziani da Silva, servidor público há 33 anos e que já esteve à frente da Coordenadoria de Riscos Naturais e Tecnológicos, assumirá a Defesa Civil – função que já teve experiência de atuar anteriormente, em ocasiões de substituição e representação de Onias. 

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS