A Polícia Civil deflagrou na madrugada desta quinta-feira (29), a “Operação Bogotá”, com o objetivo de cumprimento de mandados de busca e apreensão e de prisão em cidades da Baixada Santista e do Vale do Ribeira, afim de combater os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e delitos correlatos. Os envolvidos fazem parte de uma quadrilha que realizava empréstimos, inclusive para traficantes.
A ação policial recebeu este nome devido a ligação dos suspeitos com a Colômbia. Ao menos nove colombianos foram presos por participarem deste esquema criminoso, mas há outros indivíduos envolvidos.
A Delegacia Seccional de Registro é a responsável pela operação, que teve início às 2h15. Ao todo, estão sendo cumpridos 29 Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, e outros 15 de Prisão em Santos, Guarujá, Praia Grande, Peruíbe, Registro, Campinas e Itapeva.
Já foram apreendidos também entre 10 e 12 veículos, motocicletas, documentos e dinheiro. As investigações, que foram iniciadas há alguns meses, apontaram que o grupo é suspeito de um esquema de empréstimos ilegais, com cobrança de juros diários. Ameaça e violência eram utilizadas para a cobrança aos devedores.
Há ainda, uma ligação dos valores com traficantes, onde o grupo estaria financiando o tráfico de drogas. Em um curto período, a organização criminosa já movimentou cerca de R$ 100 milhões de reais.



