RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Autistas poderão ter espaços de acolhimento em locais públicos caso projeto seja aprovado; Entenda

Para garantir mais acessibilidade e bem-estar a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e outras condições que envolvem disfunções sensoriais, o deputado
estadual Paulo Corrêa Jr. (PSD) apresentou um projeto de lei que propõe a criação de salas de acomodação sensorial em locais públicos de grande circulação no Estado de São Paulo.

A proposta busca facilitar o processamento sensorial, por meio da implementação de espaços adequados para o controle de crises em locais como ginásios poliesportivos, unidades de saúde, rodoviárias e estações de trem e metrô. O objetivo é oferecer um ambiente calmo e controlado, com estímulos sensoriais reduzidos ou específicos, permitindo que a pessoa se autorregule e retome suas atividades com mais autonomia e segurança.

As salas deverão ser projetadas por profissionais especializados, respeitando asnormas de acessibilidade e os princípios da chamada arquitetura sensorial, com atenção especial à acústica, iluminação e acabamentos.
“Cerca de 90% das pessoas com autismo possuem algum grau de disfunção sensorial. Isso significa que um simples barulho alto ou uma iluminação intensa pode desencadear uma crise. Como deputado, é nosso dever legislativo garantir ambientes de acolhimento em espaços públicos”, afirma Corrêa Jr.

O Projeto de Lei nº 372/2025 será analisado pelas comissões da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) e, se aprovado, seguirá para votação em plenário.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS