CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – Santa Catarina registrou temporais com granizo e vendavais na tarde desta quarta-feira (4) e na manhã desta quinta, especialmente na região oeste do estado.
O tamanho das pedras de gelo comparável a um ovo chamou a atenção de moradores, que divulgaram as imagens nas redes sociais.
De acordo com a Defesa Civil estadual, os temporais ocorreram devido ao processo de formação e passagem de uma frente fria.
No município de Lajeado Grande, uma nuvem funil chegou a se formar na tarde desta quarta. Segundo a Defesa Civil, trata-se de uma coluna de ar em rotação que, quando toca o solo, dá origem a um tornado.
“Até o momento não há informação de que esta nuvem tocou o solo e, também, não há relatos de danos”, informa o órgão.
Mas os vendavais provocaram alguns estragos, todos no oeste do estado. Foram registradas ocorrências nos municípios de São Miguel do Oeste, Fraiburgo, Ibiam, Joaçaba, Maravilha, Ibicaré, Tangará e Videira.
Em São Miguel do Oeste, a tempestade gerou destelhamentos e queda de energia elétrica em algumas ruas.
Segundo a Defesa Civil, os temporais devem perder força nas próximas horas, mas a chuva persiste nesta quinta, com risco moderado para ocorrências associadas a alagamentos.
A partir de sexta-feira (6), o tempo volta a ficar firme em grande parte de Santa Catarina. No sábado, uma nova frente fria se forma e avança pelo estado, o que pode trazer condições para novos temporais.
CATARINA SCORTECCI / Folhapress
