Moradores eleitores da cidade de Mongaguá, litoral paulista, irão às urnas em eleições suplementares neste domingo (8). O pleito ocorre das 8h às 17h. A nova votação foi convocada porque o eleito em 2024, Paulinho Wiazovski, teve o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.
De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), aproximadamente 50 mil pessoas estão aptas a votar. A 189ª Zona Eleitoral – Itanhaém é responsável por organizar as eleições do município, que conta com 17 locais de votação e 146 seções eleitorais.
Concorrem no novo pleito, Cristina Wiazovski (Partido Progressistas), que tem como vice Julio da Imobiliária (PDT), e Rodrigo Casa Branca (União), com seu vice Renato Carvalho Donato (PSB).
A equipe de reportagem da TH+ Band foi às ruas saber qual a expectativa dos moradores eleitores da cidade. Assista aqui.
Paulinho Wiazovski
O candidato eleito para o cargo de chefe do executivo em 2024, teve sua candidatura indeferida pelo TSE em setembro de 2024. O TSE entendeu que as falhas verificadas nas contas públicas da cidade em 2012 – quando foi prefeito – configuram improbidade administrativa. Votaram pelo indeferimento da candidatura o relator André Mendonça e os ministros Antonio Carlos Ferreira, Cármen Lúcia e Isabel Gallotti.
Desde o começo do ano, Luiz Berbiz de Oliveira (União Brasil), eleito presidente da Câmara, estava como prefeito interino desde 1º de janeiro.



