RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

“Mostra Primeira Infância” ocupa CCBB SP nas férias escolares com teatro, cinema, exposição e oficinas para as crianças

As férias da criançada vão ficar ainda mais animadas com a ocupação que o coletivo Eranos Círculo de Arte preparou para o Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo, entre os dias 3 de julho e 4 de agosto. Todas as atrações são gratuitas.

O grupo, fundado por Sandra Coelho e Leandro Maman, chega diretamente de Itajaí (SC) para apresentar no anexo do Centro Cultural Banco do Brasil a Mostra Primeira Infância, com direito a teatro, cinema, artes visuais e oficinas, de quarta a segunda-feira.Reconhecido por sua abordagem multidisciplinar e inovadora nas artes cênicas para a primeira infância, o grupo mescla em seus trabalhos tecnologia digital com teatro, animação, literatura, cinema e artes visuais. Ou seja, uma ótima oportunidade para apresentar um diversificado universo cultural para as crianças de forma acolhedora e lúdica.

Um dos destaques da ocupação é a exposição inédita “O Céu, o Mar e a Palavra”, com curadoria de Adriano Guimarães, na qual o público entrará em contato de maneira sensível com imagens, personagens e toda poética que permeiam as obras do grupo, em um universo que percorre o céu, o mar e se materializam em palavra. 

Outro ponto é o também inédito espetáculo “Bebê e o Boi Babau”, queune tecnologia digital com as tradições populares do Teatro Mamulengo, típico da região nordeste do país, e do Boi de Mamão, do litoral catarinense. Na trama, as crianças acompanham a relação entre um Bebê e seu amigo Boi, que embarcam juntos em uma jornada que tangencia os ciclos de morte e renascimento. A cenografia da peça é construída com painéis de LED, com imagens especialmente criadas para se relacionar com os bonecos, dramaturgia e a plateia.

Indicado para as crianças de 1 a 6 anos, “#Mergulho – Experiência Teatral para Crianças” conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes, ele na terra e ela no mar, e precisam da ajuda da plateia para se encontrar. Já “O Barquinho Amarelo” propõe uma ponte entre gerações, resgatando brincadeiras, imagens e sonoridades das infâncias vividas no interior, ao mesmo tempo em que celebra o universo imaginativo, comum a todas as crianças. 

Na performance “Pô! Ema”, a plateia é convocada a ajudar uma escritora em crise, que acha que sua inspiração está sumindo, quando descobrem que na verdade uma Ema e seus filhotes estão se alimentando de suas poesias. Em “Caixa Ninho” um acontecimento teatral no qual as crianças são convidadas a entrar num universo de centenas de caixas de papelão. Nesse cenário intimista, lúdico e modular, encontram um espaço compartilhado de relação e imaginação onde presenciam o nascimento de uma caixa-pássaro.

Foto: Joao Freitas.

O Cine Eranos exibe duas criações do coletivo. Em “Cine.EMA”, acompanhamos uma série de poemas animados a partir do livro “Pô!Ema”, da escritora Sandra Coelho. E “Os Pequenos Mundos” conta a história de uma boneca esquecida em uma caixa que ganha vida e ajuda um pequeno caixa-cervo perdido em sua jornada para reencontrar seus pais.

E por fim, a programação também conta com um ciclo de oficinas que exploram aspectos do processo criativo e da pesquisa que o grupo desenvolve desde 2011 em Itajaí (SP). Para participar, é preciso se inscrever no site www.bb.com.br/cultura, totens ou bilheterias físicas

Para os adultos, a programação conta com as oficinas “Protagonismo Infantil na Primeira Infância”, com Sandra Coelho; “Teatro de Animação e Primeira Infância”, com Leandro Maman e Coelho; “Teatro de Animação Popular Brasileiro”, com Chico Simões; e “Bonecos Digitais e Dispositivos Cênicos”, com Maman.

E para aguçar o sentido criativo das crianças, a “Oficina de Formas Animadas para as Infâncias”, que tem como proposta criar um espaço de sensibilização para a expressão infantil através das formas animadas com atividades práticas de construção com diversos tipos de bonecos e exercícios de animação.

Ao realizar a “Mostra Primeira Infância”, o CCBB SP transforma as férias escolares em um momento de encontro entre arte, imaginação e infância. Com acesso gratuito e uma programação pensada especialmente para os pequenos e suas famílias, o espaço se torna um ambiente de descoberta sensível e lúdica. A ocupação do coletivo Eranos Círculo de Arte traz um sopro de frescor ao cenário cultural da cidade, unindo tradição e tecnologia em experiências que valorizam a criatividade infantil e aproximam as crianças de um universo artístico diverso e acolhedor.

Barquinho Amarelo. Foto: Kamila Souza.

SERVIÇO: Mostra Primeira Infância – Ocupação Teatral Eranos

Período: 3 de julho a 4 de agosto, de quarta a segunda, das 9h às 20h
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo | Anexo CCBB – Rua da Quitanda, 80 – Centro Histórico – SP
Entrada Gratuita: Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB e em bb.com.br/cultura

Acessibilidade: acessível a cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Espetáculos teatrais com tradução em libras de sexta a domingo, de 18 a 27/07

INFORMAÇÕES CCBB SP:

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP

Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças

Contato: (11) 4297-0600 | E-mail: [email protected]

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS