Um filhote de felino foi resgatado nessa segunda-feira (20), em uma fazenda no município de Rancharia (SP). O animal foi encontrado por um agricultor após as fortes chuvas que atingiram a região na última semana e entregue aos cuidados da Polícia Militar Ambiental.
O resgate ocorreu na Fazenda Retiro das Flores, onde o proprietário encontrou o pequeno animal sujo de barro em uma curva de nível – estrutura para conservação do solo.
A suspeita é que o filhote tenha se perdido da mãe durante o temporal. O proprietário recolheu o animal e acionou a Polícia Militar Ambiental, que realizou o transporte seguro do filhote.
Sem ferimentos aparentes, ele foi encaminhado para a Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS), em Assis (sp), uma organização não governamental que é referência no acolhimento e reabilitação da fauna na região.

O mistério da espécie: Jaguatirica ou Gato-Maracajá?
Ainda não se sabe qual a espécie do felino. A primeira suspeita era de que se tratava de uma jaguatirica (Leopardus pardalis). No entanto, após avaliação realizada por um biólogo e um veterinário da APASS, a hipótese mais provável é que seja um filhote de gato-maracajá (Leopardus wiedii), uma espécie ainda mais rara e ameaçada de extinção.
A distinção entre as duas espécies quando filhotes é difícil, pois são muito parecidos, segundo os especialistas. Somente após algumas semanas, com o desenvolvimento de características mais marcantes, será possível confirmar a espécie do felino.
O destino do filhote
O pequeno felino permanecerá sob os cuidados intensivos da equipe da APASS, até que tenha condições de sobreviver por conta própria, para ser reinserido em seu habitat.



