A Prefeitura de João Pessoa confirmou que começará a convocar os aprovados no concurso público nº 1/2024 para os cargos de Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Agente de Combate às Endemias (ACE) a partir de janeiro de 2026. O anúncio foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que estabeleceu um cronograma com cinco chamadas ao longo do ano.
As convocações seguem um calendário pré-definido. A primeira ocorre no primeiro dia útil de janeiro. As demais estão programadas para 3 de março, 2 de maio, 1º de julho e 30 de agosto. Cada etapa será realizada após o prazo de posse e possível prorrogação da anterior, totalizando 60 dias entre cada convocação. Em caso de desistências ou ausência de posse, novas chamadas poderão ser abertas conforme a necessidade da Administração Pública.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o concurso representa um avanço estratégico para o fortalecimento da Atenção Básica e das ações de Vigilância em Saúde. “Iniciaremos um processo planejado, responsável e gradual. Nosso compromisso é manter uma rede de saúde mais eficiente, humanizada e próxima da população”, destacou.
O planejamento prevê a convocação progressiva de 20% das vagas por distrito sanitário a cada chamada, até o preenchimento total de 282 vagas para ACS e 124 para ACE, conforme previsto no edital do certame. No cargo de ACS, serão convocados por etapa: 6 aprovados para o Distrito Sanitário I, 24 para o DS II, 10 para o DS III, 5 para o DS IV e 12 para o DS V. Já para ACE, serão 25 candidatos por convocação.
As provas para ACS e ACE foram aplicadas em dezembro de 2024, e o resultado final do concurso foi divulgado em 28 de fevereiro de 2025. Os candidatos ainda passaram por um curso de formação profissional, etapa eliminatória que ocorreu entre julho e setembro deste ano.



