Um adolescente de 16 anos vai viver um momento especial no próximo domingo, 21 de junho, no Centro Infantil Boldrini, em Campinas. Mesmo em tratamento, ele realizará o vestibulinho para disputar uma vaga no curso técnico de Mecânica da ETEC de Amparo.
Morador de Jaguariúna, Eduardo Ribeiro Melo sonha em ingressar no ensino superior e construir uma carreira profissional. Segundo ele, o objetivo é conquistar estabilidade financeira para ajudar a família no futuro.
A realização da prova dentro da instituição foi possível graças ao trabalho da equipe de Pedagogia do Boldrini, que atua para garantir que crianças e adolescentes em tratamento possam continuar os estudos sem interromper os projetos de vida.
Além de assegurar o direito à educação, a iniciativa busca manter os pacientes conectados à rotina escolar e ao desenvolvimento acadêmico durante o acompanhamento médico.
A equipe pedagógica trabalha de forma integrada com outros profissionais da instituição e conta com o apoio de voluntários para acompanhar o desempenho escolar dos pacientes.
De acordo com a coordenadora pedagógica do Centro Infantil Boldrini, Luciana Mello, a pedagogia hospitalar tem o papel de unir educação e acolhimento durante o tratamento.
“Nosso objetivo é garantir que a criança ou adolescente continue aprendendo, se desenvolvendo e enxergando possibilidades, mesmo durante o tratamento”, destacou.
Para a pedagoga Cibelle Bittencourt, permitir que um paciente realize um vestibulinho dentro do ambiente hospitalar representa muito mais do que a aplicação de uma prova.
Segundo ela, a continuidade dos estudos fortalece a autoestima, renova a esperança e mostra que os planos para o futuro continuam ao alcance dos jovens, mesmo diante dos desafios do tratamento.
O vestibulinho de Eduardo simboliza o compromisso do Centro Infantil Boldrini em oferecer uma assistência que vai além dos cuidados médicos, valorizando também o desenvolvimento educacional, emocional e social dos pacientes.






