A Prefeitura de Ribeirão Preto oficializou nesta quarta-feira (24), em Portaria publicada no Diário Oficial do Município, a criação de uma Comissão para elaboração de estudo e análise da viabilidade técnica da ressignificação cultural e histórica de um imóvel – atualmente em ruínas – localizado na Avenida Saudade nº 222.
A Comissão será composta pelos seguintes membros:
I – Maria Eugênia Biffi, Secretária Municipal de Cultura e Turismo, que presidirá a Comissão;
II – Heitor Kooji Matsui, lotado na Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação;
III – Tatiana De Souza Gaspar, lotada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Sustentabilidade;
IV – Tiago Zanetti De Vicente, lotado na Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano e Habitação;
V – Monica Jaqueline De Oliveira, lotada na Secretaria Municipal de Educação;
VI – Fabrício Vianna Gimenes, lotado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e;
VII – Nilton De Oliveira Campos, lotado na Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
O grupo deverá realizar um levantamento e diagnóstico da atual situação das edificações, elaborar estudo técnico conclusivo visando à análise da viabilidade técnica ou não da ressignificação cultural e histórica do prédio e analisar a existência atual de valor das edificações remanescentes, além de analisar a viabilidade do tombamento e da preservação das edificações remanescentes e também sugerir medidas e propostas que contribuam para a otimização e maximização dos resultados institucionais.

Para isso, a Comissão terá 90 dias, já em contagem, para concluir os trabalhos e apresentar relatório final contendo diagnóstico, diretrizes e conclusão sobre a viabilidade técnica ou não da ressignificação cultural e histórica do prédio, que poderá ser ratificado ou não pela pasta de Cultura e Turismo.
A prefeitura destaca que “a participação na Comissão será considerada prestação de serviço público relevante, não implicando percepção de remuneração adicional”.


