Energisa abre inscrições para teste de conta de energia pré-paga na Paraíba; veja quem pode participar

O objetivo é oferecer maior controle sobre o consumo e flexibilidade no pagamento da conta de luz.

A Energisa iniciou as inscrições para consumidores interessados em participar do Plano Pré-pago, novo modelo de pagamento da conta de energia elétrica que será testado na Paraíba como parte de um projeto de experimentação coordenado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A modalidade permite que o cliente compre créditos de energia, que são convertidos em quilowatts-hora (kWh), em um funcionamento semelhante ao de serviços de telefonia pré-paga. O objetivo é oferecer maior controle sobre o consumo e flexibilidade no pagamento da conta de luz.

O projeto será testado por até 12 meses em consumidores de cidades da Paraíba, São Paulo e Tocantins. Na Paraíba, a expectativa é selecionar até mil participantes.

Podem se inscrever moradores de João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Conde, Patos, Lagoa Seca, Santa Luzia, Bayeux, Sousa, Cajazeiras, Cabedelo, Queimadas, Bananeiras, Solânea, Esperança, Guarabira, Sapé, Mamanguape, Capim, Sobrado, Cruz do Espírito Santo, Marizópolis, Aparecida e São Mamede.

Segundo a Energisa, não há custo para participar do teste, e os consumidores poderão retornar ao modelo tradicional de cobrança a qualquer momento.

Para aderir, é necessário ser cliente residencial, não estar incluído na Tarifa Social, não possuir cobranças adicionais na fatura, como seguros ou doações, e não ser atendido por sistemas de geração distribuída, como energia solar compartilhada.

Como funciona

O Plano Pré-pago exige a instalação de um medidor de energia específico, que permite ao consumidor acompanhar o consumo praticamente em tempo real.

As recargas poderão ser feitas com valores entre R$ 30 e R$ 500, além de outros múltiplos de R$ 10. O acompanhamento dos créditos poderá ser realizado pelo próprio medidor ou pelos canais digitais da distribuidora.

De acordo com o diretor de Assuntos Regulatórios e Estratégia da Energisa, Rodrigo Santana, o modelo permite que o cliente escolha quando e quanto deseja recarregar, sem precisar concentrar o pagamento em uma única data do mês.

A distribuidora informa ainda que o consumidor receberá até três avisos quando os créditos estiverem próximos do fim e poderá utilizar um crédito emergencial para evitar a interrupção do fornecimento de energia.

Redução da inadimplência

Além de oferecer maior controle dos gastos, a Energisa pretende avaliar se o modelo pode contribuir para a redução da inadimplência.

Em uma etapa futura do projeto, consumidores com fornecimento interrompido por débitos também poderão aderir ao sistema. Nesse caso, 10% do valor de cada recarga poderá ser utilizado automaticamente para amortizar dívidas anteriores, permitindo a regularização gradual dos débitos enquanto o cliente continua utilizando o serviço.

As inscrições para participar do projeto estão abertas e podem ser realizadas pelo aplicativo Energisa ON ou pela agência digital da distribuidora.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS