Botafogo e Guarani entraram em campo no início da noite deste sábado (28) pela quinta rodada da primeira fase do campeonato paulista da série A1, no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.
O Botafogo segue à risca o esquema tático imposto pelo treinador Paulo Baier, concentrando o time numa linha defensiva, dando ao adversário a posse de bola, explorando as jogadas de contra-ataque. O Guarani apresentava-se mais atuante, com jogadas mais incisivas, levando perigo à meta do goleiro Mateus. Entretanto, essa superioridade na posse de bola não refletia em vantagem no marcador.
Ao contrário, foi o Botafogo que ficou à frente do placar, quando aos 32 minutos, Robinho fez um lindo gol, numa sobra de bola na área, redundando um tiro certeiro no ângulo direito do goleiro adversário.
Depois do gol sofrido, a equipe do Guarani foi visivelmente abalada e começou a perder a superioridade de posse de bola. Aos 38, numa assistência perfeita de Robinho, o centro avante Salatiel amplia o placar, com o gol que deixou o time de Ribeirão administrando a vantagem até o final da primeira etapa.
O segundo tempo começou com o mesmo cenário do primeiro. O Guarani tinha mais posse de bola, mas não conseguia furar o bloqueio da defesa panterina. O time de Ribeirão administrava o jogo, enquanto o Bugre tentava melhor sorte no placar.
Aos 30 minutos, Neilton que havia acabado de substituir Bruno Michel, toca pela primeira vez na bola e faz o gol do Guarani. Com a possibilidade de empatar, o Bugre lançou-se à frente, de forma atabalhoada, deixando enfraquecido o seu setor defensivo. O árbitro acrescentou 9 minutos ao jogo. Era tudo que o time de Campinas queria. No entanto, aos 7 minutos da prorrogação, Marcos Júnior, que havia entrado no time do Botafogo, pega de primeira um cruzamento de Ésdon e amplia para o Fogão.
Quando se imaginava que a partida seria encerrada com esse placar, aos 8 minutos, Wenderson aproveitou um vacilo do miolo da defesa botafoguense e fez o segundo do Guarani.
Não havia tempo para mais nada. O jogo foi encerrado e colocou o Pantera na liderança do Grupo A, com oito pontos ganhos.
A próxima partida do Botafogo será no próximo domingo (5), às 18h30min, em São Paulo, contra o Corinthians.