Botafogo joga mal, perde o jogo e se complica na classificação do Grupo A do Paulistão

Placar foi 2 a 1 para o São Bernardo. O Botafogo continua com os 14 pontos e precisa vencer os próximos jogos para se classificar

Foto: Luiz Fernando Cosenzo / Agência Botafogo

Botafogo e São Bernardo jogaram na tarde deste domingo (19), no estádio Primeiro de Maio, na cidade de São Bernardo do Campo, pela décima rodada da primeira fase do campeonato paulista, série A1. O time botafoguense ganhava o jogo até o final e acabou perdendo de virada, por 2 a 1, deixando escapar uma quase certa classificação para a segunda fase do campeonato.

A partida

O esquema tático imposto pelo técnico batafoguense, Paulo Baier, não muda. Ele entra sempre com três zagueiros, congestiona o meio de campo e isola o ataque, que só aparece quando há contra-ataques. Não foi diferente na partida deste domingo. Apesar de entrar em campo com Edson deslocado pela direita, o time não abriu mão de ser muito mais destruidor do que construtor.

A tática deu certo. Aos 11 minutos, depois de um bate rebate na área, na única jogada de ataque do time em toda primeira fase, a bola sobrou para o atacante Edson, que abriu o placar para o Pantera.

O São Bernardo assumiu a posse de bola, chegando a tê-la 72% do tempo, contra 28% do time de Ribeirão. No entanto, a superioridade do time do ABC não era traduzida em gol. O primeiro chute perigoso do Bernô aconteceu apenas aos 30 minutos. Outros vieram, mas sem maiores preocupações para o Botafogo, que não deu um só chute ao gol.

O meio de campo do Pantera não criava, o time limitava-se às ligações diretas, muitas vezes sem qualquer nexo. Caio Dantas, centro avante do Botafogo, simplesmente sumiu no  primeiro tempo. Osman, que tinha a responsabilidade de criar, era mais marcador.

E assim foi, até que aos 46 minutos, o centro avante do São Bernardo , João Carlos, foi expulso de campo. Com 10 jogadores, o Bernô terminou a primeira etapa.

O segundo tempo

O cenário da segunda etapa não foi nada diferente. O que se viu foi um Botafogo recuado, mesmo com um atleta a mais. Logo no início, aos três minutos, o jogador do São Bernardo, Chrystian Barletta, chutou a bola na trave direita do time de Ribeirão, mostrando que o Bernô seria uma equipe aguerrida e não daria trégua ao Pantera.

E assim foi. O time de Ribeirão fechava-se covardemente na defesa, nada construía no meio de campo e muito menos se atrevia a ir ao ataque. A impressão que se tinha era de que Botafogo tinha um jogador a menos e não o adversário.

A justiça começou a ser feita aos 42 minutos do segundo tempo, quando Vitinho empatou o jogo para o time da casa.

Com o tempo de prorrogação, o São Bernardo não desanimou e aos 47 minutos, o VAR apontou um pênalti para o São Bernardo, quando o meia botafoguense Mantuan, derrubou na área o jogador Chrystian Barletta do Bernô. Vitinho cobrou e deu o gol da vitória ao time da casa. O Botafogo, no desespero, e sem qualquer sentido tático, ainda tentou o empate, mas foi em vão.

O time perdeu não só o jogo, mas também uma quase certa classificação. Manteve-se com 14 pontos e joga no próximo sábado (25), às 15 horas, na cidade de Diadema, contra o Água Santa.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS