Sócrates Brasileiro Sampaio de Souza Vieira de Oliveira, simplesmente Sócrates, jogador de futebol, médico e ativista político, nascido na cidade de Belém, no Estado do Pará, completaria neste domingo (19), 69 anos.
Apesar de ter nascido em Belém, foi em Ribeirão Preto que Sócrates fez história. Começou a carreira de jogador de futebol no Botafogo e formou-se em medicina na Faculdade de Medicina da USP, também em Ribeirão.
Do Botafogo foi para o Corinthians, capitaneando a chamada Democracia Corintiana, ganhando o respeito não só pela qualidade do futebol que apresentava, mas pela ousadia em questionar o sistema político, em plena ditadura militar.
Foi convocado para a seleção brasileira, e foi destaque na Copa do Mundo de 1982, na Espanha, mesmo não trazendo o campeonato para o país. Em 1983, foi eleito o melhor jogador sul-americano. Esteve na lista dos 125 melhores jogadores vivos da história, escolhidos pela FIFA.
Reconhecido também pelo engajamento político, foi ídolo de gerações de novos atletas e mudou a relação dos jogadores na esfera dos clubes, mostrando que podiam e deviam ter voz ativa em suas contratações e ambiente de trabalho.
Sócrates deixou esse mundo em dezembro de 2011, vítima de uma infecção generalizada. Sua figura ficará marcada para sempre na história do Brasil, quer seja como jogador, médico ou ativista político.