No início da tarde desta terça-feira (21), o Botafogo S/A comunicou, por meio de nota oficial, a saída do técnico de futebol, Paulo Baier. A nota dizia apenas que houve uma reunião entre o departamento de futebol e o treinador e que a decisão veio na sequência.
O Botafogo, com um homem a mais em campo, ganhava o jogo no último domingo (19), contra o time do São Bernardo, quando terminou perdendo pelo placar de 2 a 1. O treinador foi muito criticado pelos torcedores, principalmente por ter colocado o time de maneira recuada em campo.
A nota não diz, no entanto, que esse foi o motivo da demissão. Mas tudo leva a crer que talvez seja a gota d´água do problema. Apesar de ser o líder, momentaneamente, no grupo A do Paulistão, o esquema tático defensivo do time leva a críticas por parte dos torcedores.
A nota afirma que o auxiliar José Leão será o comandante interino do time nas próximas partidas do campeonato.
Veja a íntegra da nota emitida pelo Botafogo:
“O Botafogo Futebol SA comunica a saída do treinador Paulo Baier.
A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira (21) após uma reunião entre o departamento de futebol e o treinador Paulo Baier.
A direção do Botafogo Futebol SA comunica que o time será dirigido nas próximas partidas por José Leão, auxiliar técnico da casa.
Paulo Baier foi contratado pelo Botafogo em maio de 2022. Neste período, conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro.
No Paulistão deste ano, o treinador conquistou 14 dos 30 pontos disputados.
No total, Baier deixa o clube com aproveitamento de 57,8% (18 vitórias, 11 derrotas e cinco empates).
O Botafogo agradece o trabalho realizado por Paulo Baier e deseja sorte e sucesso na sequência da carreira.
JOSÉ LEÃO
Auxiliar técnico da casa desde o final do ano passado, José Leão começou a carreira no Internacional em 2001 e ficou até 2015. Neste período, trabalhou em todas as categorias de base da equipe gaúcha.
Em 2011, foi campeão do Brasileiro Sub-15. Dois anos depois, conquistou o título do Brasileiro Sub-20.
Na sequência, trabalhou como auxiliar técnico no time profissional do Tubarão (2015), Criciúma (2016), Brasil-RS (2017 e 2018) e Coritiba (2020, 2021 e 2022). No Coritiba, ele participou do acesso para a Série A do Brasileiro em 2021 e foi campeão paranaense em 2022. Ele ainda foi campeão como treinador da Copa do Brasil Sub-20”.