Receita fácil de Donuts
Ingredientes da massa
5g de fermento biológico seco
250g de trigo
10g de Margarina
60g de ovos
3g de sal
10g de açúcar
8g de leite em pó
125g de água
Modo de preparo
Em um bolw misture a farinha, o leite em pó , fermento, açúcar e o ovo. Vai adicione aos poucos a água. Sova a massa até que tudo se misture. Acrescenta o sal e a margarina. Sovar até ficar uma massa lisa. Aproximadamente 20min. Abre a massa e corta com cortador próprio para donuts e deixa a massa descansar aproximadamente 1hora. Vai depender da temperatura que está sua região.
Obs: essa massa ela pode ser frita em óleo a 150°C ou pode ser assada na temperatura 160°C por aproximadamente 20min ou que esteja dourado.
Recheio
Doce de leite de boa qualidade.
Cobertura 300g de chocolate meio amargo.
Confeitos coloridos.
Origem do donut
De origem incerta, os famosos “donuts” surgiram através do termo inglês “doughnut”, que significa rosca frita em português. Dizem que as famosas rosquinhas tiveram origem no século XVI, preparadas por padeiros holandeses e levadas para a América do Norte pelos colonos. Mas também há uma segunda versão, de Hanson Gregory, que afirmou ter inventado essa belezura em 1847. A história é que Gregory ensinou para sua mãe a fazer um buraco no meio de um “dough” (pequeno bolo de massa de cereais, farinha e água), criação que a levou a fabricar o bolinho e ganhar rápida aceitação pela vizinhança.
Em 1946 William Rosenberg renovou a proposta desse mercado, produzindo e vendendo os donuts como ambulante no subúrbio da cidade de Boston, estado americano do Massachusetts. Fornecia os bolos e cafés para os trabalhadores das fábricas da região, sucesso que acabou provocando alteração no horário de lanche desses funcionários, visto que eles acabavam se adaptando ao horário de sua passagem. Os donuts eram servidos em xícaras grandes e largas, para que os clientes pudessem molhar o bolo no café e consumi-lo de forma diferenciada, obtendo novas experiências. O negócio fez sucesso, passou a ter uma grande rede de lojas, chamada inicialmente de Open Kettle (1948) e foi rebatizada em 1950 pelo atual e famoso Dunkin Donuts.
Chegada dos donuts ao Brasil
De massa salgada ou doce, com coberturas doces e coloridas, recheado ou não, os donuts entraram no mercado brasileiro em 1983 através do Dunkin Donuts, que apresentava aos brasileiros as tão famosas rosquinhas americanas, bastante conhecidas através de desenhos e filmes. O sucesso foi tamanho que as filas das lojas eram quilométricas. Para o pequeno e médio empreendedor, as famosas roscas têm se tornado uma excelente opção de renda principal ou extra, com ganhos mensais de até R$ 5 mil.