Os pets podem acalmar os seres humanos – Por Eduardo Filetti

Eduardo Filetti
Eduardo Filetti
Eduardo Ribeiro Filetti é médico veterinário e professor universitário, pós graduado em Clínica Veterinária de pequenos animais, além de mestre em Saúde Pública, É membro da Academia de Letras de Santos e especialista em Saúde Pública.
Créditos: Reprodução

A pandemia mostrou muitas coisas para nós seres humanos. As pessoas ficaram presas em casas e muitas vezes entretidas em aparelhos eletrônicos e redes sociais. Praticamente cessamos o relacionamento social neste período.

Sem escola presencial tivemos uma diminuição do exercício físico e das habilidades socioemocionais. Tudo isto contribuiu para um aumento de um sintoma que antes era, quase sempre patologia de adultos como a ansiedade.

Descobrimos que os animais podem ser um ótimo remédio para enfrentarmos estas situações. Muitos médicos veterinários, como Dr. Pedro Filetti, estudaram esta questão neste período e muitas crianças ansiosas que requerem mais atenção dos pais melhoraram com ajuda dos pets domésticos.

Muitos pais de família estavam sobrecarregados e não puderam dar esta importante atenção para os mais jovens. Os nossos animais de estimação ocuparam com grandeza este espaço. Além disso, muitos pais também não estava bem emocionalmente com tantas rotinas modificadas e contas que não pararam de chegar. Os pets comprovadamente são uma boa estratégia neste momento de quarentena.

Enumerando as razoes da pet terapia a convivência com eles mostra que estamos mais perto da natureza e nos traz momentos alegres. São um conforto emocional para adultos, adolescentes e crianças. As crianças podem desenvolver responsabilidade tendo que cuidar de um ser vivo e trocando carinho e amor.

Muitos jovens estudaram virtualmente com seus pets do lado o que esta sendo muito importante neste momento.

Alimentar animais, dar medicamentos, limpar suas necessidades fisiológicas, estimula a entendermos melhor o mundo e a vida. Acaba sendo uma válvula de escape de ansiedade e liberação de energia por acabamos ficando ocupados e esquecendo um pouco os problemas do nosso planeta em pandemia.

As pesquisas que estão  sendo realizadas no mundo todo comprovam que os bichinhos ajudam na saúde física e mental dos seres humanos. Nas universidades canadenses os estudos estão muito avançados nesta questão da relação entre humanos e animais .Algumas viroses afetam mais pessoas que tem humor negativo e os animais ajudam a alegrar as nossas vidas e com certeza existe um ganho de imunidade.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS