Receita de calzone de calabresa e cheddar
Ingredientes
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1½ colher (chá) de fermento biológico seco instantâneo (5 g)
1 colher (chá) de sal
1¼ de xícara (chá) de água filtrada
2 colheres (sopa) de azeite
azeite para untar a tigela
250g de Calabresa
2 Und cebola grandes cortadas em pétalas
Molho de tomate e parmesão para finalizar
Modo de preparo
Coloque cerca de ⅔ de xícara (chá) de recheio numa das metades do disco. Com a ponta do dedo umedeça as bordas da massa — isso impede que os calzones abram na hora de assar. Dobre a massa ao meio, pressione delicadamente para retirar o ar e aperte bem as bordas para fechar. Com as pontas dos dedos, vá dobrando e pressionando as bordas para fechar o calzone e dar o acabamento típico da receita. Transfira para uma assadeira grande e repita com o restante da massa
Não esquecendo de fazer uma abertura no topo para sair o vapor do cozimento
Pincele cada calzone com cerca de ½ colher (sopa) do molho de tomate e polvilhe com cerca de ½ colher (sopa) do queijo parmesão ralado.
Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos até a massa inflar e dourar. Enquanto a primeira leva assa, monte a outra metade dos calzones. Retire do forno e sirva a seguir.
História do Calzone
A sua receita foi criada nas famílias mais pobres da Itália, que aproveitavam o resto de seus pães para fazê-lo.
É até comum brasileiros não comerem a borda da pizza, mas os italianos são diferentes. Eles adoram a massa da pizza e um dos motivos pelo qual o Calzone é tão popular na Itália, é justamente esse: tem muita massa! Além disso, ele é feito para receber uma quantidade de recheio que a pizza não receberia, justificando também a forma fechada do salgado.
Essa delícia tem origem na região italiana da Apúlia, na zona de Salento. Sua receita correta é feita com a massa da pizza tradicional e pode ser chamada de Panzerotto em algumas regiões da Itália, para distinguir o original dos diversos tipos que existem hoje no país.
Antigamente, o Calzone era feito para alimentar os pobres. O governo da Itália dava uma espécie de pão recheado com restos de comidas para o povo se alimentar. Com o passar do tempo, esse “pão recheado” ficou mais bonito e também ganhou um nome mais legal! A pizza como conhecemos atualmente é mais nova e pode ser considerada uma evolução dessa receita.