ABQM celebra 55 anos com grande evento sediado pela 6ª vez consecutiva em Araçatuba

Foto: Divulgação

Pelo sexto ano consecutivo, o recinto Clibas de Almeida Prado sediará o Campeonato Nacional de Conformação e Trabalho da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Quarto de Milha (ABQM). O evento, que ocorre de 10 a 21 de julho, comemora os 55 anos da ABQM e é um dos maiores da história da raça.

Desde 2019, a ABQM está presente em Araçatuba, fruto de uma parceria com a Prefeitura e o Siran. O primeiro Campeonato Nacional, realizado em julho daquele ano, atraiu competidores e criadores de todo o Brasil. A entidade tem contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico e social do município.

Jamil Buchalla, diretor da ABQM, destaca o impacto positivo dos eventos na economia local. “Os visitantes, expositores e fornecedores movimentam a indústria, comércio, restaurantes, hotéis e diversos prestadores de serviços da região”, afirma. Desde 2019, a ABQM investiu mais de R$ 7 milhões em infraestrutura e movimenta mais de R$ 55 milhões anualmente com os eventos.

A associação também tem um papel importante no desenvolvimento social através da equoterapia. Durante a pandemia, a ABQM, em parceria com a Prefeitura, criou o ‘Projeto Novo Tempo’, que combina educação e equoterapia. O projeto tem mostrado melhorias significativas em 50% das crianças atendidas.

Foto: Divulgação

Além disso, a ABQM implementou o projeto Equo Quali PM, em parceria com o Comando de Policiamento do Interior 10 (CPI-10), e recebe alunos de escolas públicas para conhecerem mais sobre o universo equestre. Há também uma colaboração com a faculdade de Medicina Veterinária da Unesp, oferecendo estágios práticos supervisionados.

Durante as competições, são realizados leilões cujas arrecadações, quando a entrada é paga, são destinadas à Apae de Araçatuba. A ABQM também se preocupa com o bem-estar animal, adotando medidas rigorosas e lançando um ‘Manual de Boas Práticas para Bovinos’. Segundo a presidente da ABQM, Mônica Ribeiro, essas ações são essenciais para garantir a saúde e a integridade dos animais. A associação possui certificações como ISO 9001 e ISO 20.121 e trabalha para regulamentar 22 modalidades esportivas em parceria com a ABNT.

Araçatuba se beneficia economicamente com esses eventos, que também promovem educação e conscientização sobre a importância do bem-estar animal e o desenvolvimento sustentável na prática esportiva equestre.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTICIAS RELACIONADAS