RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Cenipa aponta perda de controle em voo durante manobra em baixa altitude

Relatório do Cenipa aponta manobra arriscada antes da queda de avião em Rio Preto

Reprodução TH+ SBT
Reprodução TH+ SBT

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão vinculado à Força Aérea Brasileira, divulgou o relatório preliminar sobre a queda de uma aeronave de instrução ocorrida em 1º de julho em uma área rural de São José do Rio Preto (SP) . O documento foi publicado no dia 17 de julho.

A aeronave, um CAP‑4 Paulistinha (prefixo PP‑RDJ), de propriedade do Aeroclube de São José do Rio Preto, estava realizando um voo local com um instrutor e um aluno. Durante uma manobra em baixa altitude, próxima ao solo, o avião “perdeu o controle em voo” e colidiu com o terreno. O acidente resultou na morte do instrutor, Abner Casagrande de Oliveira, de 41 anos, e do estudante, Felipe Coiado Gomes, de 23 anos.

O relatório classifica o evento sob duas categorias técnicas: “#LALT – operação a baixa altitude” e “#LOC‑I – perda de controle em voo”. Também aponta que não houve incêndio nem vazamento de combustível, e que as vítimas apresentaram politraumatismo. Os primeiros atendimentos no local envolveram seis viaturas do Corpo de Bombeiros e 16 militares, conforme relatado por equipes do SAMU.

Quanto à manutenção e documentação da aeronave, o relatório preliminar confirma que o certificado de aeronavegabilidade estava válido até o dia 1º de julho — mesma data do acidente — com todas as revisões em dia. A tragédia ocorreu por volta das 11h43, tendo os bombeiros sido acionados poucos minutos depois, por volta das 11h50.

O Cenipa enfatizou que a investigação busca prevenir futuras ocorrências, sem atribuir culpa imediata. Recomendações de segurança deverão ser emitidas posteriormente, e o relatório final será publicado quando o processo investigativo for concluído.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS