A GS Inima Samar inicia, na próxima terça-feira, 13 de janeiro, o Teste de Fumaça nas ruas do bairro Guanabara, em Araçatuba (SP). A ação faz parte das iniciativas da concessionária para melhorar a eficiência da rede de coleta e tratamento de esgoto e tem como objetivo detectar possíveis irregularidades na rede.
O teste é gratuito, rápido, dura cerca de 20 minutos, não causa danos ou riscos à saúde. A expectativa é realizar cerca de 40 testes por dia, abrangendo 1.741 imóveis ao longo do processo que deverá se estender até o final de fevereiro.

O que é o Teste de Fumaça?
O procedimento consiste em injetar fumaça não tóxica na rede de esgoto para identificar possíveis irregularidades, como ligações cruzadas, quando a água da chuva é direcionada para a rede de esgoto ou o esgoto é lançado na rede pluvial.
Essas situações podem causar sobrecarga no sistema, aumentar riscos de alagamentos e prejudicar o meio ambiente.
A fumaça é injetada nas ruas, nos chamados poços de visitas. Se houver ligações irregulares de água de chuva – que deveria ir para a rede de água pluvial, mas é ligada irregularmente na rede de esgoto -, a fumaça pode aparecer nas calhas dos telhados das casas
Por que é importante?
A detecção e correção dessas irregularidades trazem inúmeros benefícios para a população:
- Detecta problemas ocultos – fissuras, vazamentos e ligações irregulares.
- Previne transtornos – evita entupimentos, mau cheiro e extravasamentos.
- Mais segurança e saúde – reduz riscos de contaminação e melhora a higiene da casa.
- Economia – corrige falhas antes que virem gastos maiores.
- Orientação gratuita – técnicos explicam e orientam sobre soluções.
- Redução de alagamentos e refluxos em períodos de chuva.
- Proteção do meio ambiente, evitando contaminação de rios e córregos.
- Mais qualidade de vida para os moradores.
Divulgação
A GS Inima SAMAR está realizando uma ampla divulgação sobre o Teste da Fumaça, com distribuição de folhetos de casa em casa em toda a área dos testes e também uso de carro de som e divulgação para a imprensa e por redes sociais.
A concessionária reforça que essa iniciativa é fundamental para garantir um sistema mais seguro e eficiente, beneficiando toda a comunidade.



