Secretaria de Saúde de Araçatuba e APAE oferecem projeto para crianças com atrasos em desenvolvimento

Para ter acesso ao serviço, os pais ou responsáveis devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), pois são elas que farão o agendamento da criança via Regulação da SMSA

0

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Araçatuba (SP), em parceria com a APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), inaugura na próxima segunda-feira (18), um projeto para crianças que necessitam de estimulação precoce chamado PIPAA (Programa de Intervenção Precoce APAE Araçatuba) para crianças até 3 anos de idade.

O PIPAA tem atendimento voltado a neonatos de risco, crianças com distúrbios genéticos adquiridos ou atraso no desenvolvimento a fim de prevenir e minimizar déficits, visando propiciar o desenvolvimento motor, cognitivo, sensorial, linguístico e social da criança e estimular sua independência pessoal nas diferentes áreas evolutivas.

Durante o mês de maio e junho os profissionais das redes de saúde e educação municipais participaram de apresentações pata conhecer o público alvo e o fluxo do PIPAA.

Para ter acesso ao serviço, os pais ou responsáveis devem procurar uma UBS (Unidade Básica de Saúde), pois são elas que farão o agendamento da criança via Regulação da SMSA. Profissionais da saúde e educação podem encaminhar ao Programa quando identificar a necessidade durante o acompanhamento em suas unidades.

A capacidade de atendimento é de 50 crianças ao mês. O projeto irá dispor de psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional.

A inauguração do PIPAA ocorrerá na sede da APAE, na próxima segunda-feira (18), às 17h.