Nesta terça-feira (25), o 10º Santos Film Fest: Festival de Cinema de Santos, realiza no Cine Arte Posto 4 uma retrospectiva com três filmes produzidos pela LC Barreto Produções, da família Barreto, que rendeu ao cinema brasileiro mais de 150 longas-metragens, diversos clássicos, sucessos de bilheteria e crítica no Brasil e no exterior.
Às 16 horas, será exibido Dona Flor e Seus Dois Maridos, de 1976, dirigido por Bruno Barreto e que, durante décadas, foi a maior bilheteria do cinema nacional, perdendo o posto para Tropa de Elite – O Inimigo Agora é Outro, de José Padilha, em 2010. A sessão terá a introdução do crítico de cinema santista Waldemar Lopes, o maior especialista sobre a atriz Sônia Braga no Brasil, estrela do cinema que protagoniza este filme. Este filme também foi o primeiro clássico exibido no Santos Film Fest, em sua primeira edição, dessa parceria que vem desde o início com a LC Barreto Produções.
Às 18h30 será a vez do documentário Isto É Pelé (1974), filme que celebra 50 anos de seu lançamento este ano e foi dirigido por Luiz Carlos Barreto, o fundador da produtora, e por Eduardo Escorel. Antes da sessão, haverá um bate-papo com as lendas do Santos Futebol Clube Lima, Mengálvio e Manuel Maria, que foi o melhor amigo de Pelé. Esta sessão tem parceria com o Alvinegro da Vila Belmiro e terá sorteio de brindes do clube.
Já às 21h, haverá a sessão do documentário Barretão, dirigido por Marcelo Santiago e que narra a história de Luiz Carlos Barreto, o criador dessa instituição tão fundamental do cinema brasileiro. Marcelo Santiago receberá o troféu Maurice Legeard, que leva o nome do francês criador do Clube de Cinema e depois da Cinemateca de Santos, que segue até hoje dirigida por sua filha Patrícia e por seu neto Thiago. Marcelo também conversará brevemente com o público antes da sessão.
O 10º Santos Film Fest segue na quarta-feira (26), com sessões na Associação Projeto Tia Egle, pela manhã, para crianças, com direito a pipoca e refrigerante; três exibições no Cine Arte; e o grande encerramento, a partir das 19h na Open House Idiomas, na Rua Clay Presgrave do Amaral, 15, no Gonzaga, com lançamentos da autobiografia da designer e artista visual Márcia Okida e do livro que narra a história do Santos Film Fest. Logo depois, a premiação do festival.
O Santos Film Fest: Festival de Cinema de Santos é produzido pelo Instituto Cinezen Cultural, que celebra 15 anos de atuação em 2024. É idealizado e realizado pelos produtores culturais André Azenha e Paula Azenha, e este ano tem recursos da Lei Paulo Gustavo, edital estadual, da Secretaria Municipal de Cultura de Santos, emendas parlamentares de oito vereadores do município, apoio institucional da UniSantos e diversos outros parceiros.