Nesta quarta-feira (6), acontece o 1º Cotton Day Santos, no Auditório da Associação Comercial de Santos (ACS), situada na R. Quinze de Novembro, 137, no centro da cidade. A iniciativa, que conta com a parceria da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) por meio do programa Cotton Brazil e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) visa destacar a relevância do algodão na pauta comercial brasileira, fomentar discussões e promover conexões entre os principais atores da cadeia produtiva e logística da fibra, no porto de maior representatividade das exportações do produto da atualidade.
A agenda do dia incluirá palestras de especialistas e de representantes de órgãos envolvidos no processo de exportação de algodão. Os interessados em participar do evento podem fazer sua inscrição através deste link.
Entre os temas que serão abordados estão os desafios logísticos para o escoamento da fibra pelo Porto de Santos, que já foi responsável por escoar até 99% da exportação de algodão. A China, o Vietnã, Bangladesh, a Turquia e o Paquistão são os principais destinos da exportação brasileira. No acumulado de agosto/23 a julho/24, as exportações nacionais somaram 2,68 milhões de toneladas. Volume recorde de embarques e alta de 85% com relação a 2022/2023.
De acordo com o presidente da Anea, Miguel Faus, a proposta é que todos os setores envolvidos identifiquem os problemas e necessidades de melhoria, com o objetivo de discutir soluções. Para isso, foram convidados representantes do Mapa e da Receita Federal, incluindo a Alfândega, para participar dessas discussões. O objetivo é trabalhar em conjunto para avaliar o que pode ser aprimorado e implementado. “Queremos engajar todos os setores envolvidos no processo de exportação, buscando aumentar a eficiência e melhorar os serviços no porto. Estamos abertos para discutir as questões logísticas que envolvam a exportação do algodão em qualquer instância”, explica.
“A Abrapa busca, com o 1º Cotton Day Santos, reforçar a importância e desafios do algodão para o Porto de Santos. Atualmente, a fibra brasileira está entre os produtos mais relevantes em estufagem de contêineres na retroárea de Santos, Guarujá e Cubatão”, destaca Alexandre Schenkel, presidente da Abrapa. Ele ressalta a relevância do evento em um ano em que o Brasil se consolidou como líder mundial em exportações de algodão. As projeções do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) para o período comercial 2024/2025 indicam que o Brasil se manterá como primeiro colocado no ranking, com a previsão de comercialização de 2,72 milhões de toneladas de pluma.
A ACS, anfitriã do evento, pretende mostrar como sua capacidade de articulação pode gerar soluções e inovações para o setor. O foco será a criação de conexões e uma maior integração entre os players do segmento, evidenciando a relevância do Porto de Santos para as exportações de algodão e, ao mesmo tempo, a importância do setor algodoeiro para o complexo portuário e retroportuário da cidade. Entre os objetivos está também a formulação de pautas de interesse para o setor, com vistas à criação de fóruns de discussão permanentes, o que permitirá a antecipação de tendências e a busca por melhorias contínuas na logística e no transporte da pluma.
Programação
O evento será aberto às 8 horas com a presença de representantes da ACS, autoridade portuária de Santos, Abrapa e Anea. Ao longo do dia, os participantes poderão assistir a palestras que abordarão temas centrais para o setor, como o panorama do Brasil como maior exportador de algodão e os desafios logísticos enfrentados no Porto de Santos. Especialistas de entidades como Anea, Autoridade Portuária de Santos (APS), Associação Brasileira dos Terminais Retroportuários e das Empresas Transportadoras de Contêineres (ABTTC), Alfândega, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e MSC trarão perspectivas sobre a logística de exportação, o papel dos terminais retroportuários e o cenário do transporte marítimo de contêineres.
O 1º Cotton Day – Santos conta também com o apoio da Autoridade Portuária de Santos, da Prefeitura de Santos e da Fundação Parque Tecnológico de Santos, entre outras instituições. Essas parcerias reforçam o compromisso de unir esforços para superar os desafios logísticos e fortalecer a competitividade do algodão brasileiro no mercado internacional.