2º Simpósio de dor, acupuntura e tratamento multimodal acontece nesta semana em Santos

Divulgação

Já imaginou acordar diariamente com dor? Essa é a realidade de 3 em cada 10 brasileiros acima de 50 anos, que sofrem de dores crônicas, revela Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos (ELSI-Brasil). Em nível mundial, os números também preocupam: entre 30% e 50% da população mundial sofre de dor crônica.

Buscando auxiliar essas pessoas a amenizarem suas dores e terem mais qualidade de vida, o Departamento de Acupuntura da Associação Paulista de Medicina – Santos e o Colégio Médico de Acupuntura de do Estado de São Paulo (CMAeSP SP) realizarão o II Simpósio de Dor, Acupuntura e Tratamento Multimodal.

O evento, que acontece nos próximos dias 17 e 18 de maio, abordará os mais diversos temas da área, desde a avaliação até às múltiplas opções de tratamento.

Entenda a dor crônica

Define-se por dor crônica a dor persistente, que dura mais de 3 meses. Segundo estatísticas, as mulheres são mais afetadas. Dores de cabeça, articulações, coluna e até fibromialgia estão entre as dores de maior prevalência na população. A dor crônica é algo multifatorial, ou seja, pode envolver fatores biológicos, psicológicos e sociais, influenciando diretamente na qualidade de vida das pessoas. 

A médica Dra. Lucília de Brito Tavares, Presidente do II Simpósio de Dor, Acupuntura e Tratamento Multimodal da APM Santos, ressalta que esse tipo de dor impacta negativamente na qualidade de vida das pessoas, que deixam de ter um convívio social, porque devido à dor evitam sair de casa, trabalhar, passear, podendo também apresentar dificuldades em realizar tarefas do dia a dia e para dormir, além de alterações emocionais . 

“Muitas vezes, eu escuto dos pacientes que eles se acostumaram a viver com a dor, mas sentir dor não é normal. Tem tratamento! E o tratamento adequado pode devolver a qualidade de vida para esses pacientes”. A médica completa, explicando que o evento reunirá várias palestras, trazendo o que há de mais recente, moderno e seguro na literatura médica para o tratamento da dor. 

Serão mais de 30 palestrantes, especialistas de renome nacional e internacional, reunidos em Santos para debater inúmeras questões relacionadas ao universo da dor, trazendo múltiplas opções de tratamentos das dores para diversos públicos, como dor no paciente oncológico, dor no idoso, na gestante, no atleta e até dores nas crianças, além de diversos outros temas.

O evento acontecerá na sede da APM, localizada na Avenida Ana Costa, nº 388, no bairro Gonzaga. Para se inscrever, basta acessar o site.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS