Há 6 dias, professores e servidores públicos vão às ruas para protestar o reajuste salarial proposto pela Prefeitura de Praia Grande, administrada por Raquel Chini (PSDB). O Sindicato dos Servidores Públicos da cidade pede um aumento de 12,91%, enquanto a administração municipal repassa apenas o índice do IPCA (Índice de Preço ao Consumidor) de 4%.
Na segunda-feira (15), às 16h, teria sido marcada uma reunião para que o presidente do Sindicato, Adriano Roberto Lopes da Silva, junto à prefeita da cidade, e todos os vereadores pudessem discutir e firmar acordo sobre possíveis propostas e alterações no que reivindica a classe. Porém, em publicações nas redes sociais, Raquel afirma estarem aguardando os representantes, que não compareceram ao encontro.
A Equipe do TH+ questionou o Sindicato sobre o não comparecimento, e em nota, explicaram: “Sobre o pedido da reunião, na data de ontem (15), temos a informar que, o Sindicato solicitou informações a respeito das propostas que teriam para os servidores, e em razão da Prefeita não apresentar nenhuma contraproposta, aguardaremos a reunião, agendada pela justiça na data de hoje (16).”
Em entrevista para Marion Dória, repórter do jornal ‘Litoral Urgente’ (TV Thathi Band Litoral), ainda nesta terça-feira (16), Adriano afirmou que a prefeita enviou uma nova proposta dentro do projeto de lei, sem discutir com o sindicato, na última sessão realizada na terça-feira (9). Após não terem sido procurados, foi protocolado na quinta-feira (11) uma tutela de urgência no Núcleo de Dissídio Coletivo do Tribunal de Justiça de São Paulo, marcando uma audiência pública para hoje (16).
No sábado (13), o presidente recebeu uma ligação do Secretário de Gabinete da cidade, marcando a reunião para segunda-feira (15). Adriano diz ter solicitado um ofício formal, com todas as contrapropostas da Prefeitura, por segurança jurídica, o que não foi feito.
“Cumpre salientar que, na reunião agendada pela Prefeita, sem consentimento e informações dadas ao Sindicato, se encontravam presentes na sala de reunião apenas 15 vereadores tidos pela própria Prefeita como sendo da base aliada, não tendo sido convidados os seis restantes.”, afirmaram também em nota.
Após a audiência pública que acontecerá ainda hoje (16) às 16 horas, uma nova reportagem com o que ficou decidido será publicada em breve.