Iniciativa que visa conscientizar a população sobre ações simples que podem ser feitas no dia-a-dia para evitar a proliferação do mosquito da dengue vem sento feita em São Vicente.
A ESF Saquaré/México 70, por meio dos agentes de combate às endemias (ACE) da Unidade de Vigilância em Zoonoses e agentes comunitários de saúde (ACS) lotados na unidade estão visitando as residências do bairro levando informação sobre o Aedes aegypti.
O objetivo é manter a população informada, e consequentemente, em segurança. Como relata a enfermeira da unidade de saúde, Sueli Santos do Nascimento: “Nossa meta, como equipe, é que seja criada uma rotina semanal de visitas para expor as condições que o Aedes precisa para sair da fase de ovo para mosquito. A população precisa dessa informação para interromper esse ciclo e evitar que a dengue, zika e chikungunya cheguem nas casas”.
Nas visitas, os profissionais também levaram uma mão confeccionada em tecido com a mensagem: ‘Faça sua parte contra a dengue. 10 minutos passam voando’.
“Tivemos a ideia de confeccionar uma mão com um relógio para mostrar que os dez minutos de ação foram usados para o combate ao mosquito. No fim das visitas, tiramos umas fotos. Alguns moradores gostam e pedem para mandarmos para que eles postem nas redes sociais”, explica Sueli.
As visitas ocorrem no período da tarde, de segunda a sexta-feira.
Conheça algumas medidas para aplicar no seu dia-a-dia:
-não acumular água da chuva;
– pneus que não estão em uso precisam ser secados e colocados em um local coberto;
– o lixo deve ser mantido em sacos plásticos, com as lixeiras fechadas.
É importante, também, remover as folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; encher os vasos de plantas até a borda com areia; manter bem tampados tonéis e barris d’água; manter a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada; lavar semanalmente com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água e colocar telas em ralos. A limpeza desses locais deve ser feita com cloro e sal grosso no final.
Informações enviadas pela Secretaria da Saúde (Sesau)