Acordo entre APS e Polícia Federal traz mais segurança ao Porto de Santos; Entenda

Em ação conjunta entre a Autoridade Portuária de Santos (APS) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), será realizado rastreamento para garantir segurança no fluxo de caminhões que se dirigirem ao Porto de Santos. Ambas as instituições poderão acessar dados uma da outra, o que auxiliará na gestão das cargas rodoviárias.

O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) foi firmado em 24 de julho, com o objetivo de compartilhar informações e sistemas, que contribuirão para a produção do conhecimento de inteligência e o planejamento de ações visando a mobilidade, combate à violência no trânsito e enfrentamento à criminalidade, além de proporcionar o rastreamento dos caminhões com destino ao complexo portuário de Santos, desde sua origem.

Este não está ligado diretamente ao agendamento da chegada de cargas, cuja norma foi atualizada recentemente, mas também contribui na gestão.

“Esta parceria é mais um avanço nas ações da APS no sentido de disciplinar e trazer mais eficiência e segurança no trabalho dos valorosos caminhoneiros que atuam no Porto de Santos “, afirmou o presidente da APS, Anderson Pomini.

O ACT possibilitará, também, a realização de vistorias e treinamentos em conjunto, quando necessário.

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Agendamento

A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou a nova norma para regular a chegada de cargas rodoviárias ao Porto de Santos, em abril de 2024. Alterações em relação à regra anterior exigem que agendamento sejam feitos quando da emissão da nota fiscal e permitem que o caminhoneiro antes obrigado a passar pelo pátio regulador possa seguir direto para o Porto.

A nova norma prevê que o agendamento das cargas de granel vegetal (a maior parte soja, açúcar e milho) seja feito em até seis horas da emissão da nota fiscal – ou três horas, se a origem da carga for de até 300 quilômetros do Porto. O objetivo é evitar que a reserva seja feita apenas quando o caminhão já está próximo dos pátios, o que gera trânsito nas rodovias de acesso à Baixada.

Por outro lado, a nova norma abriu possibilidade de que o caminhão possa ir diretamente ao Porto, desde que haja garantias tecnológicas de que o agendamento será cumprido. Além de facilitar o planejamento dos exportadores, essa liberação pode tirar veículos que ocupariam desnecessariamente trechos da rodovia indo ao pátio, apenas para cumprir a norma.

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