RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Agentes de saúde usam drones para inspecionar imóvel abandonado em Santos

Foto: Prefeitura de Santos

O Centro de Controle de Zoonoses e Vetores (CCZV) de Santos utilizou de um drone para vistoriar um imóvel abandonado, no bairro Paquetá, na cidade de Santos, litoral paulista, nesta sexta-feira (28). A ação foi realizada após uma denúncia anônima à Ouvidoria Municipal.

De acordo com a administração municipal, a tecnologia foi utilizada para inspecionar o imóvel por conta da dificuldade do acesso. Os agentes encontraram água acumulada no telhado, ambiente propício para a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Esta não é a primeira vez que o agente especial aéreo entra em ação. Ele tem sido um aliado fundamental na luta contra o Aedes aegypti, permitindo a obtenção de provas documentais e um monitoramento mais eficiente de áreas de difícil acesso.

O CCZV tem prazo legal de 12 dias para responder às denúncias apresentadas pela Ouvidoria, e as imagens aéreas ajudam a embasar as notificações enviadas aos proprietários de imóveis em situação irregular. A Ouvidoria pode ser acionada pelo telefone 162, site da Prefeitura, ou presencialmente, no Paço Municipal, situado na Praça Mauá s/nº, térreo, Centro Histórico, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Com a constatação da água acumulada, o próximo passo é a intimação do responsável pelo imóvel, exigindo providências para evitar a proliferação do mosquito. Caso as medidas não sejam tomadas, o proprietário poderá ser multado.

Segundo o veterinário do CCZV e piloto do drone, Marcelo Brenna do Amaral, a denúncia surgiu durante uma vistoria de rotina, quando um morador apontou a situação do imóvel. Para formalizar a fiscalização, foi solicitada a abertura da queixa na Ouvidoria. “Pode parecer burocrático, mas esse registro tem um peso importante. Ele pode ser usado como base para medidas legais e reforça a posição do Município ao cobrar providências dos responsáveis”, explicou.

O DRONE

O equipamento é usado em operações especiais da Secretaria de Saúde de Santos desde 2020 em áreas de difícil acesso das equipes, como em imóveis fechados. O equipamento pode ser demandado tanto por solicitações da população, via Ouvidoria do Município, quanto por iniciativa dos próprios agentes de combate a endemias, quando percebem a necessidade durante as inspeções.

O MOSQUITO

As fêmeas do mosquito Aedes aegypti depositam ovos em locais de água parada. Esses ovos necessitam de água e calor para eclodir. Assim, surgem as larvas, que mais tarde se transformam em pupa e, por fim, em mosquito.

Somente as fêmeas se alimentam de sangue humano, necessário inclusive para a maturação de seus ovos antes de serem depositados. Porém, se essa fêmea tiver picado uma pessoa infectada por dengue ou chikungunya, ela se torna transmissora dos vírus ao sugar o sangue de outros indivíduos.

VACINA

A vacina contra a dengue segue disponível nas policlínicas para crianças e jovens de 10 a 14 anos. Para completar o esquema vacinal, são necessárias duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

PRINCIPAIS DICAS

Verifique se há água parada em vasos e pratos de plantas

Pias – verificar vazamentos e manter ralo vedado

Ralos no chão – tampá-los com tela, caso não sejam do tipo abre e fecha. Aplicar água sanitária duas vezes por semana

Bandeja externa de geladeira – verificar se há acúmulo de água, limpar e manter seca

Vaso sanitário e caixas de descarga – manter tampados

Calhas e lajes – caso não seja possível verificar se acumulam água, procurar identificar sinais de umidade. Em caso afirmativo, providenciar a resolução do problema

Caixas d’água – verificar a condição das tampas. Solicitar a reposição daquelas ausentes ou quebradas

Fontes ornamentais, bebedouros de animais domésticos, piscinas – verificar a presença de organismos vivos dentro da água. Fazer limpeza regularmente

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS