ÁGUA E CAOS! Temporal resulta em ruas alagadas e até balsa de veículos quebrada no litoral de SP

As fortes chuvas que atingiram a Baixada Santista desde a tarde de quarta-feira (29), resultaram em um verdadeiro caos nas cidades, com ruas totalmente alagadas, pessoas ilhadas, e até mesmo na travessia de balsas de veículos Santos-Guarujá quebrada em alto mar, devido à força da maré.

Sobre este último caso, a embarcação foi filmada fora do “percurso” esperado, chegando ao canal 7, e as pessoas que estavam embarcadas precisaram aguardar o reboque. A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Departamento Hidroviário (DH), esclareceu que a FB-14 não ficou à deriva.

“A embarcação possui dois motores e apenas um deles apresentou problema técnico na noite de hoje (29). Não foi possível realizar a atracação no flutuante em Santos, devido às fortes chuvas na região e à força da maré. Diante da situação, o comandante acionou o Centro de Controle Operacional (CCO), que imediatamente mobilizou uma nova embarcação para efetuar, com segurança, o desembarque de passageiros e veículos.”, informou a pasta em nota.

O DH informou ainda, que a balsa encontra-se em manutenção e retornará à operação assim que os reparos forem concluídos. A travessia segue operando normalmente.

O caos não foi apenas na travessia de balsas, mas por várias ruas que ficaram totalmente alagadas nos nove municípios da Baixada Santista. Foi solicitado pelo Portal TH+ a quantidade de chuva das últimas 24h em casa cidade, e esta publicação seguirá sendo atualizada.

É importante ressaltar que as chuvas devem seguir pelo menos até o final de semana, conforme alerta da Defesa Civil do Estado de São Paulo, e a população deve seguir em alerta.

Santos

A Prefeitura de Santos informou que o índice pluviométrico das últimas 24h foi de 83,4 mm. Acumulado do mês, 294,8m. Morros em estado de atenção, sem o registro de ocorrências.

A CET informa que o único ponto de alagamento registrado fica na Avenida Nossa Senhora de Fátima, no sentido SV/Santos próximo à Rua Ana Santos. No momento não há nenhuma interdição.

Em caso de emergências, ligue:

– Defesa Civil – 199
– ⁠Corpo de Bombeiros – 193
– ⁠Samu – 192
– ⁠GCM – 153
– ⁠PM – 190

São Vicente

A Prefeitura de São Vicente informou, por meio da Secretaria de Defesa e Organização Social (Sedos), que, até o momento, a Defesa Civil não registrou ocorrências devido às chuvas no Município.

Os dados pluviométricos coletados pela Sabesp apontam 83,4 mm nas últimas 24h. A última atualização foi emitida às 6h. O nível vigente é de atenção.

De acordo com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), não houve acionamento para pontos de alagamento intransitáveis.

A Prefeitura ressalta que as forças de defesa e segurança seguem monitorando as áreas do Município, zelando pelo bem-estar da população.

Bertioga

Segundo a Defesa Civil de Bertioga, o índice pluviométrico das últimas 24 horas é de 38,68 mm. Até o momento, não há registro de ocorrências.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande informou, por meio da Defesa Civil, que não houve registro de ocorrências relacionadas com a chuva da tarde desta quarta-feira (29), apenas alguns pontos de acúmulo de água que foram rapidamente escoados conforme a chuva foi perdendo a intensidade. O índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi de 101 milímetros e nas últimas 72 horas foi de 225,5 milímetros. Conforme o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC), o nível é de Atenção. Não houve desalojados ou desabrigados.

O departamento monitora a incidência das chuvas e os boletins emitidos pela Defesa Civil Estadual, realiza o acompanhamento dos índices e pede que a população entre em contato, caso note algum problema neste sentido.

Itanhaém

A Defesa Civil de Itanhaém informou que não recebeu ocorrências nas últimas 24 horas. Nas últimas 24 hrs, foram registrados 54.29 mm.

Guarujá

A Prefeitura de Guarujá informou que apesar das fortes chuvas que atingiram o Município na noite de quarta-feira (29), a Defesa Civil não registrou graves ocorrências. Por volta das 22 horas houve o acionamento da sirene de alerta.

Foram registradas 11 ocorrências, com três deslizamentos leves de terra, sendo dois no Morro da Vila Baiana e outro na Barreira do João Guarda, além de algumas casas com trincas, que passam por avaliação da Defesa Civil. Uma criança foi socorrida no Morro da Vila Baiana com leves escoriações e passa bem.

Duas equipes da Defesa Civil, composta por técnicos e geólogos, atuam desde ontem atendendo ocorrências e vistoriando as áreas mais atingidas. O Município se encontra em estado de atenção. Foi registrado um acumulado de chuva de 108 mm em 24 horas e 111,3 mm em 72 horas.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS