De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), há um risco potencial para ventos severos em boa parte da costa brasileira, desde o Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro, conforme informado nesta terça-feira (28). Cidades da Baixada Santista, como Bertioga, Guarujá, Cubatão, São Vicente, e Praia Grande podem ser afetadas nas próximas horas.
A previsão é válida das 13h desta terça até 12h de quarta-feira (29). Durante este período, os ventos poderão variar de 65 km/h à 90 km/h. Não há previsão de chuva.
Essa ventania poderá ocorrer devido a um ciclone que passará pelo oceano, além de uma nova frente fria que chega no sul do país.
A Defesa Civil de São Paulo também emitiu um alerta de ressaca marítima entre Bertioga e Arraial do Cabo (Rio de Janeiro), quando as ondas poderão atingir até 3 metros de altura. Essa previsão é válida a partir desta terça-feira, até quinta-feira (30).
Recomenda-se evitar a prática de esportes aquáticos ou influenciados pelo vento neste período. Em casos de grande ventania, deve-se evitar também buscar abrigo embaixo de árvores ou perto de placas de publicidade. Em casos de emergência desta natureza, acione a Defesa Civil através do 199.