João Bernardo Simões, conhecido como JB, apresentador do Programa JB na Santa Cecília TV, foi encontrado morto dentro de casa, em Santos, litoral paulista, na manhã da última segunda-feira (9). A Polícia Civil suspeita que a causa da morte tenha sido uma broncoaspiração, ou seja, devido a entrada de substâncias nas vias aéreas, como alimentos, saliva, líquidos ou vômito.
O corpo do apresentador estava na varanda de seu apartamento, no bairro Boqueirão. JB foi enterrado no Memorial Necrópole Ecumênica, onde recebeu homenagens de sua filha e familiares, na terça-feira (10).
Médicos trabalham com a hipótese de que JB tenha se engasgado enquanto comia alguma coisa, ou devido a um vômito que eventualmente chegou ao pulmão, o que causou insuficiência respiratória aguda, levando a uma parada cardiorespiratória e consequentemente, à morte.
Outra hipótese teria sido um infarto fulminante e, por isso, vomitado e broncoaspirado. Como ele estava sozinho em casa, não teve ajuda pra tentar reverter sua situação, como a manobra de Heimlich. Ou seja, sua morte poderia ter sido evitada.
Nascido em 1960, graduado em Administração de Empresas e pós-graduado em Administração de Recursos Humanos, JB fundou seu programa em 1997, e se tornou referência em coberturas de eventos sociais, corporativos, culturais e beneficentes.



