A Autoridade Portuária de Santos (APS) publicou, na última segunda-feira (7), um edital para contratar serviços de revisão e complementação do Estudo Ambiental (EA) e do Plano Básico Ambiental (PBA) referentes à segunda fase da Av. Perimetral da Margem Esquerda (APME), em Guarujá.
O objetivo é garantir o licenciamento ambiental necessário para as obras, que buscam ampliar a capacidade do sistema viário e melhorar a fluidez do tráfego de cargas no principal porto do hemisfério sul. A revisão deve complementar os estudos anteriores, adequando-os a atualizações realizadas no projeto de engenharia.
O projeto consiste na complementação do Sistema Viário Perimetral da Margem Esquerda do Porto de Santos, promovendo a segregação e a racionalização do tráfego de veículos pesados, e prevê aproximadamente sete quilômetros de vias e dois quilômetros de novos viadutos, além de conexão direta com o Túnel Santos-Guarujá e o novo aeroporto da cidade, entre outras melhorias.
De acordo com a APS, o projeto básico da APME foi contratado em outubro último e está a cargo do consórcio ECR/Consenge, com previsão de conclusão no início de 2026.