A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa responsável pela infraestrutura pública do Porto de Santos, assume nesta quinta-feira (2), a administração do Porto de Itajaí. A decisão é do Ministério de Portos e Aeroportos e terá validade de um ano (até o final de 2025).
“Reconhecemos a contribuição histórica dos colaboradores do Porto de Itajaí, dos trabalhadores portuários avulsos, da Guarda Portuária, dos operadores portuários locais e de toda a comunidade itajaiense na construção do porto público e no desenvolvimento socioeconômico regional. São notáveis as contribuições dessa comunidade portuária na construção da boa imagem e senso de relevância do Porto de Itajaí. Assumimos com o compromisso de fortalecer o Porto, retomando sua competitividade e os bons resultados que já obtivera no passado”, afirma o presidente da APS, Anderson Pomini.
Dentre os objetivos iniciais da APS em Itajaí estão a manutenção dos empregos, para garantir a prestação dos serviços; atendimento aos navios de cruzeiro, com objetivo de estimular a economia da cidade e da região; e dragagem, essencial para acessos dos navios ao Porto.