Os cemitérios públicos de Santos estão ganhando novo visual. As paredes brancas do Cemitério da Filosofia, no bairro Saboó, ganharam cores frias, frases de impacto e ilustrações que levam um ar de calma e reflexão ao ambiente. E, a partir da próxima segunda (24), o beneficiado será o Cemitério da Areia Branca.
Grafiteiro há 9 anos, Carlos Roberto (Catts), 31, conta que levou apenas 10 dias para concluir as ilustrações. São 500 metros de extensão de grafite e foram necessárias por volta de 200 latas de tinta em spray, além do uso de tinta látex, rolos e pincéis.
“Tentei fazer algo leve, com um sentimento de paz e sossego, pois apesar de ser arte e estar mudando o olhar do espaço, é importante ter o cuidado de perceber que ali é um local sensível para as pessoas, mas que está ficando mais acolhedor e receptivo”.
As frases ‘Eternas são as memórias’ e ‘Diga hoje, amanhã pode ser tarde!’ estampadas no muro, promovem reflexão aos visitantes do local. Além disso, anjos, pombo da paz, borboletas e flores completam a decoração. “A mensagem principal é para a gente dar valor às pessoas enquanto elas estão vivas, perceber o quão a vida é efêmera, que tudo pode mudar e o que vai restar são saudades”.
Catts diz que tem recebido várias mensagens e escutado muitos elogios pelas pessoas que passam em frente, alguns até se emocionam e choram ali mesmo. “Uma senhora falou que antes não queria ser enterrada aqui, mas depois da pintura vai pedir aos familiares para ser enterrada no local, porque achou muito lindo”.
Foi investido um total de R$ 226.823,13 para a execução dos serviços de manutenção das paredes – raspagem, chapisco, emboço desempenado, nivelamento com argamassa e toda a preparação da pintura base para o recebimento da arte em grafite. Não ocorreram custos com os serviços de grafite, pois são realizados em parceria com a Ecofábrica.
Todo o projeto foi discutido e aprovado em comum acordo entre a Ecofábrica, Coordenadoria dos Cemitérios de Santos e Secretaria de Prefeituras Regionais (Sepref).
AREIA BRANCA
Na próxima segunda-feira (24) o artista inicia uma nova obra, agora, no Cemitério da Areia Branca (Av. Nossa Senhora de Fátima s/nº), que recebeu um investimento de R$ 219.055,09, sob os mesmos formatos e serviços já mencionados anteriormente. “A proposta vai ser basicamente a mesma, só que será um desafio ainda maior, por conta de ser um espaço mais extenso”, diz o artista.
Ele comenta que a grande aprovação pelos munícipes ajudou na expansão do projeto, que agora abrange também o Cemitério da Areia Branca. “Estar fazendo tantos painéis em Santos, uma cidade tão importante e que me dá liberdade criativa total, é uma felicidade absurda”.
Felipe Távora, titular da Sepref, complementa que essa é mais uma das ações que já ocorrem por toda a Cidade, que está cada vez mais marcada pela presença dos grafites.
“Mais do que a preservação de equipamentos municipais, o projeto visa levar novas cores e contornos para esses espaços. Essa nova identidade visual vai ao encontro do que já é adotado por toda a Cidade, com áreas urbanas mais vívidas, totens policromáticos, entre outras aplicações de arte criativa”.