RÁDIO AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO
Botão TV AO VIVO TV AO VIVO Ícone TV
RÁDIO AO VIVO Ícone Rádio

Até 29 de maio, brasileiro trabalhará só para pagar tributos, aponta IBPT; economista critica peso da carga fiscal

Hands of female entrepreneur working with bills and documents

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) revela que, em 2025, os brasileiros precisam trabalhar até esta quinta-feira, dia 29 de maio — o equivalente a 149 dias do ano — apenas para pagar impostos, taxas e contribuições. Isso corresponde a 40,82% da renda anual comprometida com tributos.

O estudo também mostra que o peso da carga tributária tem crescido de forma constante nas últimas décadas: na década de 1970, eram necessários 76 dias de trabalho para cumprir as obrigações fiscais — número que mais que dobrou até hoje.

Para o economista Bruno Corano, os dados refletem uma distorção estrutural da política tributária brasileira. “O Brasil sufoca quem gera riqueza. A carga tributária é desproporcional, ineficiente e recai principalmente sobre quem trabalha e consome, enquanto o retorno em serviços públicos continua muito aquém do que se arrecada”, afirma.

Corano também alerta para os impactos diretos desse modelo sobre o desenvolvimento econômico: “Empreender no Brasil virou uma missão quase heroica. A soma de impostos elevados, burocracia e insegurança regulatória compromete investimentos, geração de empregos e crescimento sustentável. É urgente discutir uma reforma que simplifique e alivie quem produz”, conclui.

COMPARTILHAR:

Participe do grupo e receba as principais notícias de Campinas e região na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

NOTÍCIAS RELACIONADAS